Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval

Três estados são alvo de campanha de prevenção ao tráfico de pessoas

Três estados estão sendo alvo de uma campanha de prevenção ao tráfico de pessoas desenvolvida em conjunto pelo Ministério das Justiça e o escritório das Nações Unidas contra drogas e crimes durante este Caranval: Rio de Janeiro, Ceará e o Goiás. A campanha é voltada principalmente a profissionais do sexo, que receberão além de preservativos e porta-camisinhas, panfletos com dicas sobre como evitar o aliciamento por parte das redes de tráfico de pessoas.

No Rio estarão sendo distribuídos cerca de 2 mil preservativos pela Avenida Atlântica, em Copacabana, e outras áreas com grande concentração de foliões por equipes do Projeto Trama - um consórcio de ONGs que atuam no enfrentamento do tráfico de pessoas. No Ceará, a campanha conta com o apoio da Associação das Prostitutas do estado que fará a distribuição de 30 mil a suas associadas. Durante o Carnaval, panfletos e cartazes serão distribuídos.

Em Goiás, onde é mais freqüente a atuação de quadrilhas de aliciamento de prostitutas para trabalhar no exterior, serão distribuídos 30 mil porta-camisinhas e 60 mil panfletos em 25 municípios - pólos de turismo e de grande concentação de pessoas. ONGs também estão distribuindo panfletos em rodovias, postos de gasolina e locais de prostituição. As principais vítimas destas quadrilhas são mulheres jovens (entre 18 e 21 anos) e com baixa escolaridade e os principais destino são Itália, Espanha e Portugal.

Os panfletos sugerem cautela em relação a ofertas de trabalho no exterior que prometem uma vida melhor fora do país. Para as mulheres que decidirem deixar o Brasil, o material recomenda não entregar o passaporte a ninguém, manter contato com os familiares e ter sempre os telefones da embaixada ou consulado brasileiro no país de destino. Quem quiser denunciar aliciamento de mulheres com fins de exploração sexual pode ligar para os seguintes telefones: 0800-99-0500 e 0 (xx) 61 3311-8705 / 0 (xx) 61 3311-8270. O Ministério da Saúde doou 100 mil preservativos para a ação. A campanha conta ainda com o apoio dos governos do Ceará e de Goiás e diversas ONGs.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.