Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Trono do Papa no Brasil será de madeira reciclada

Peça será confeccionada por um ONG paulista, com a base em peroba. Material e projeto foram doados ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Francisco Cuoco está no elenco de "O Último Bolero" | Divulgação/Cícero Lira
Francisco Cuoco está no elenco de "O Último Bolero" (Foto: Divulgação/Cícero Lira)

O Papa Bento XVI vai utilizar uma cadeira produzida por uma ONG paulista com madeira reciclada nas duas celebrações que vai presidir durante sua visita a Aparecida, a 167 km de São Paulo. O desenho do "trono papal" foi apresentado nesta quinta-feira (19) pelos administradores do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A peça, idealizada pela designer Cláudia Moreira Salles, tem 1,60 metro de altura e 85 cm de largura. A ONG Marcenaria da Fazenda será a responsável pela produção do trono, além de seis cadeiras para cardeais e seis genuflexórios - suporte utilizado para ajoelhar - que serão usados na cerimônia da oração do terço, em 12 de maio, e na missa campal, em 13 de maio. Os móveis que serão usados pelos cardeais seguirão o mesmo padrão do "trono papal".

Todas as cadeiras e genuflexórios terão a estrutura feita em peroba, com detalhes do encosto e dos braços confeccionados com as madeiras óleo de bálsamo, pinho de riga, pereira e jacarandá. "Hoje temos várias maneiras de usar madeiras de maneira respeitosa com a natureza", afirmou a designer. A madeira foi comprada em demolições de fazendas e casas no estado de São Paulo.

De acordo com a designer, o projeto da cadeira foi baseado na simplicidade, mas com símbolos que mostrassem a importância do evento. "O encosto simboliza um manto e os tipos de madeira a diversidade da população brasileira", afirmou Cláudia.

Pau-Brasil

As cavilhas do trono, pequenos cilindros de madeiras que dão firmeza às madeiras usadas no conjunto, serão de Pau-Brasil. Nos braços serão incrustadas sementes de jarina. Segundo a designer, a madeira é um tipo de marfim vegetal. "É uma semente muito bonita que tem um branco muito puro e a semente lembra a criação da vida. Foi uma maneira de colocar um símbolo a mais para fechar o conjunto", disse a designer.

Apesar da aparente simplicidade, os idealizadores do projeto afirmam que o Papa vai se sentir confortável. "O assento, apesar de parecer muito incômodo, terá uma espuma embutida. Não é uma cadeira de permanência, é uma cadeira para uma situação especial", disse a designer.

Após ser utilizada por Bento XVI, a peça vai ser guardada no Museu do Santuário ao lado da cadeira de madeira que foi utilizada por João Paulo II em 1980.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.