Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

TSE julga nesta quinta recurso contra cassação do governador do Maranhão

Jackson Lago (PDT) tenta reverter decisão tomada pelo próprio TSE. Se cassação for mantida, Roseana Sarney (PMDB) será empossada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar a partir das 19h desta quinta-feira (16) o recurso protocolado pelo governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), contra a cassação de seu mandato. Lago e seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), foram cassados no começo de março por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Apesar de terem sido cassados, governador e vice permanecem nos cargos por força de decisão do próprio TSE, que permitiu que ambos continuassem nas funções até o julgamento de recursos.

Assim, a segunda colocada na eleição de 2006, a senadora Roseana Sarney (PMDB), indicada pelo TSE para tomar posse, aguarda a decisão final da Justiça Eleitoral para assumir o governo.

Caso os ministros do TSE mantenham a cassação do mandato de Jackson Lago nesta noite, Roseana estará liberada para tomar posse imediatamente.

Jackson Lago recorreu no último dia 30 ao TSE contestando a competência da Corte para apreciar recurso contra a expedição do diploma de governador. A defesa do governador sugere ainda que o TSE deveria extinguir a ação ou a remeter para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Os advogados de Lago também destacaram que as denúncias pelas quais o pedetista foi condenado não seriam suficientes para influir no resultado da eleição.

Prona

O TSE também deve julgar um recurso em que João Melo Bentivi, candidato do Prona ao cargo de governador do Maranhão nas eleições de 2006, contesta a decisão de dar posse a Roseana.

O partido pede para que seja declarada a nulidade do processo, pelo fato de a legenda não ter sido incluída como parte interessada na ação, apesar de pedido prévio, apresentando em dezembro do ano passado. Caso o pedido não seja aceito, Bentivi requer a realização de novas eleições no estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.