Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Faltosos

Tucanos temem grande número de abstenções

Campanha de José Serra avalia que feriados próximos ao dia 31 de outubro podem causar impacto na eleição

São Paulo - A polarização entre as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na reta final da corrida presidencial passou a ser vista pelos dois lados como um fator que poderá contribuir para conter o volume de abstenções no segundo turno. No primeiro turno, 24.610.296 eleitores não votaram, o equivalente a 18,12% do total de brasileiros aptos. A abstenção superou a opção por Marina Silva (PV), que recebeu 19,6 milhões de votos.

O PSDB demonstra maior preocupação com a possibilidade de o feriadão prolongado de Finados (2 de novembro), que em muitos estados se somará ao do dia do servidor (28 de outubro), provocar impacto na campanha. Nos estados governados pelo partido, o feriado do dia do servidor foi antecipado (para o dia 11 em São Paulo e no Rio Grande do Sul e para o dia 25 em Minas Gerais).

O presidente nacional da sigla, Sérgio Guerra, desconversa. "O comportamento da abstenção não é uniforme no país. Num primeiro momento, achamos que essa coincidência de feriados poderá não contaminar de forma desequilibrada as duas campanhas."

Entre os petistas, a avaliação é de que a eleição será mais simples no segundo turno, já que na maioria dos estados haverá só a disputa presidencial. "O número de votos nulos e brancos poderá ser menor, o que de certa forma compensaria a abstenção", diz o deputado estadual Rui Falcão, coordenador de comunicação de Dilma. "Num processo muito polarizado, a tendência é que as pessoas compareçam para votar", afirma o deputado José Eduardo Cardozo (PT), um dos coordenadores da campanha da petista.

O cientista político Jairo Nico­­lau observa que tradicionalmente o porcentual de abstenção em áreas mais pobres é maior do que em áreas mais prósperas. "O feriado pode compensar isso, mas nada que altere o resultado eleitoral", afirma. Ele avalia que a abstenção deverá ter uma influência marginal na eleição. "Não deve haver efeito devastador, sobretudo porque Dilma abriu vantagem maior."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.