• Carregando...
Maurício Furtado, que anda 12 km de bicicleta para ir de casa ao trabalho: mais ciclovias | Arquivo pessoal
Maurício Furtado, que anda 12 km de bicicleta para ir de casa ao trabalho: mais ciclovias| Foto: Arquivo pessoal

O ciclista

Nome: Maurício Furtado

Profissão: funcionário do Banco Central

Idade: 59 anos

Estado civil: casado

Cidade natal: Joinville (SC)

Hobbies: ciclismo e cavalgadas

Ídolos: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Lula

Qualidade: ousadia

Defeito: impaciência

Ele quer ser prefeito de Curitiba. Por isso é o candidato do PV ao cargo. Mas a cidade que o fascina mesmo e lhe serve como exemplo é Brasília. Tanto que se ele não eleger-se chefe do Executivo curitibano neste ano, não descarta a possibilidade de tentar unir a paixão pela capital federal com o sonho político em 2010, podendo candidatar-se a deputado federal. Esse é Maurício Furtado, de 59 anos.

O fascínio por Brasília começou em 1980, quando ele ia à cidade visitar um tio. Mas Furtado já prestava atenção na capital federal bem antes. E também em seu idealizador: o ex-presidente Juscelino Kubitschek. "Ele era um homem admirável, que pensava soluções novas e enfrentava os desafios e a descrença." Segundo ele, Juscelino e Brasília se completavam, realmente, pois permitiam e permitem ver a "imensidão do horizonte".

Mas enquanto a decisão sobre o futuro não chega, Maurício quer concentrar-se nesta eleição e, caso não eleito, em supervisionar as ações legislativas dos vereadores do PV. "Ajudar na fiscalização do Executivo, elaborar estudos e projetos são algumas atitudes com as quais pretendo trabalhar após as eleições." Uma das experiências no setor que mais o agradou foi trabalhar na equipe técnica que deu apoio à Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) dos Correios, em 2005 e 2006.

Agora, com a correria das eleições, o difícil para Furtado é estar próximo à família. Por isso, convenceu o filho João Maurício, de 30 anos, que mora em Camboriú, Santa Catarina, a vir trabalhar com ele na campanha. "Estava vendo-o poucas vezes por ano."

Além de João, Maurício Furtado, que está no segundo casamento, com Débora, é pai ainda de Maria Júlia, de 32 anos; Guilherme Francisco, de 10 anos; Ana Carolina, de 6 anos; e João Pedro, de 3 anos.

Projeto

Outra paixão de Maurício Furtado é o ciclismo. Tanto que uma de suas propostas é, digamos, em benefício próprio. Mas também para muitos cidadãos e para a cidade. Construir ciclovias em Curitiba está entre suas prioridades. De acordo com ele, andar de bicicleta é muito mais do que um hobby. Ele vai trabalhar utilizando esse barato e econômico meio de transporte. São 12 quilômetros desde sua residência, no bairro Novo Mundo, ao Centro Cívico. "Faço o trajeto em 50 minutos."

E a paixão pelo ciclismo é tanta que ele admite, sem qualquer vergonha, que para pedalar por Curitiba comete até uma infração: andar pela canaleta do ônibus. "É proibido. Mas é o único jeito. Vou bem atento e acordado." Para melhorar o problema, Maurício Furtado sugere que o município copie o que Bogotá, na Colômbia, fez, ao adotar o sistema de transporte curitibano. "Lá, fizeram ciclovias por toda parte."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]