Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Urnas brasileiras permitem fraudes

As urnas eletrônicas utilizadas nas eleições no Brasil não são confiáveis, de acordo com o professor do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), Jorge Stolfi. Segundo o especialista, o sistema é falho e permite fraudes que não são detectadas. Para garantir a segurança do resultado eleitoral, Stolfi sugere a adoção do voto impresso de maneira complementar. As declarações foram feitas ontem, em audiência pública sobre o tema, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Na avaliação do professor da Unicamp, o sistema totalmente digital é "inaceitável", porque apresenta "riscos inerentes que são muito sérios e incontornáveis. Riscos de fraudes feitas por pessoas internas ao sistema, que não podem ser detectadas antes, durante ou depois da eleição". O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nega que ocorram irregularidades. O secretário de Tecnologia da Informação do órgão, Giuseppe Dutra, presente na audiência, afirmou que, desde a implementação do sistema de votação eletrônica, há 12 anos, nunca foi confirmada a ocorrência de fraude deliberada no processo.

Filho de peixe

Paulo Rosenmann, filho do deputado federal Max Rosenmann, morto no fim de outubro, vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em 2010. Ele diz que pretende "defender e perpetuar o legado deixado pelo pai". Max era conhecido por ser o principal anfitrião dos prefeitos que iam para Brasília. Paulo, que é formado em administração, já foi chefe do gabinete parlamentar do pai e atualmente ocupa uma diretoria no Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem).

Homenagem

O deputado Mauro Moraes apresentou, ontem, um requerimento à mesa diretora da Assembléia Legislativa parabenizando o jornal Gazeta do Povo pelos 90 anos de circulação. Segundo o parlamentar, a trajetória de ética e responsabilidade seguida pelo jornal não deixa dúvidas de que o veículo é símbolo da credibilidade jornalística no Paraná.

Palanque

A cerimônia de inauguração do Terminal de Cargas Alfandegárias (Teca), hoje, em Londrina, vai ser bem concorrida. Vários deputados estaduais e federais vão acompanhar o evento. Eles não querem perder a oportunidade de aparecer na foto do terminal, mais conhecido como porto seco, uma antiga reivindicação dos londrinenses.

Menos imposto

Na reunião em que a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff teve com seis comissões da Câmara dos Deputados a respeito da crise econômica, o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) fez algumas sugestões para diminuir o impacto da crise no Brasil. O parlamentar, que também é empresário do agronegócio, disse que o governo federal deve reduzir a carga tributária, principalmente o Imposto de Renda da classe média.

Férias

O presidente Lula autorizou ontem que os ministros José Gomes Temporão (Saúde), Orlando Silva (Esporte) e Nilcéa Freire (Política para as Mulheres) tirem férias entre dezembro e janeiro. Os despachos presidenciais com as autorizações foram publicados no Diário Oficial da União.

Fiscalização

Os recursos que a Caixa deixará de repassar ao Tesouro Nacional para financiar capital de giro das empresas serão fiscalizados pelo Congresso. O banco deverá enviar relatórios periódicos, detalhando o número de empresas beneficiadas e as condições dos empréstimos. Essas exigências constam da Medida Provisória 445, aprovada na noite de quarta-feira pela Câmara dos Deputados. Elas foram incluídas por sugestão do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), junto com colegas de bancada.

Bolsa-jovem

Na próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, segunda-feira, o líder do governo estadual, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), vai apresentar o estudo de viabilidade econômica para implantação de uma "bolsa-jovem". O projeto de lei encaminhado pelo governador Roberto Requião prevê a concessão de auxílio de R$ 100 mensais aos jovens em situação de risco no Paraná. Com a análise econômica, os membros da CCJ vão analisar se o projeto não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pinga-fogo

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara autorizou a renovação de dezenas de concessões de radiodifusão por todo o Brasil, entre elas a da TV Milenium, de União da Vitória, de propriedade do deputado federal Aírton Roveda (PTB-PR). Mas há movimentação no Congresso para evitar justamente isso: que parlamentares sejam donos de emissoras de rádio e tevê.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.