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Reprodução do calendário, alvo de denúncia | Divulgação
Reprodução do calendário, alvo de denúncia| Foto: Divulgação

Por meio de uma ação popular, a vereadora Professora Josete (PT) acusa o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição, de fazer promoção pessoal por meio de peças publicitárias da Secretaria Municipal de Educação, distribuídas em creches e escolas municipais.

O alvo da denúncia é um calendário do mês de março, no qual há um texto afirmando que o prefeito anunciou aumento aos servidores municipais. Josete pede à Justiça que o dinheiro gasto com a publicidade seja devolvido aos cofres públicos.

"Obviamente as verbas que saem dos recursos de publicidade da prefeitura são para fazer propaganda institucional, mas não pode haver promoção pessoal, como, evidentemente, está caracterizado neste caso", disse a vereadora.

Segundo Josete, ela e uma equipe de correligionários tiveram acesso ao calendário em visita a uma escola municipal de Curitiba. A vereadora afirma que professores contaram que a peça de publicidade é mensal e que a cada mês cada escola ou creche recebe um novo calendário. "Em outros meses, também há dizeres semelhantes, embora não tão explícitos quanto este, do mês de março, em que o nome do prefeito aparece em letras garrafais", afirma Josete.

Na ação, a vereadora argumenta que as peças publicitárias em questão ferem o princípio da impessoalidade da administração pública. Josete solitica à Justiça que a prefeitura apresente as notas fiscais que correspondem à confecção dos calendários e forneça informações sobre tiragens e valores.

Às 19h45, a Gazeta do Povo tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e com a assessoria do prefeito, mas ninguém foi localizado.

Outros casos

Em maio, o blog Caixa Zero, da Gazeta do Povo, mostrou que a página da prefeitura de Curitiba na internet apresentava uma infinidade de fotos de Ducci, com menção ao prefeito nos textos, como autor de obras e destacando ações dele no dia a dia.

No ano passado, o prefeito foi contestado na Justiça por causa de mensagens de telemarketing, que usavam a voz do próprio Ducci, simulando uma conversa telefônica. Nas ligações, o prefeito ressaltava obras de asfalto em dois bairros de Curitiba. A Justiça proibiu novas ações dessa natureza. Em outra medida polêmica, o PSB usou sua propaganda partidária em rádio e tevê para veicular uma biografia de Ducci.

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