Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Levantamento

Vereadores usam mandato para beneficiar ruas onde moram

Dos 38 integrantes da Câmara de Curitiba, 30 solicitaram à prefeitura melhorias próximas de suas residências

Pavimentação -Foram feitos 47 pedidos de revitalização de ruas e pavimentação asfáltica |
Pavimentação -Foram feitos 47 pedidos de revitalização de ruas e pavimentação asfáltica (Foto: )
Iluminação -Foram registrados 75 solicitações para conserto e manutenção de postes, instalação de novas hastes e aumento da rede de iluminação |

1 de 4

Iluminação -Foram registrados 75 solicitações para conserto e manutenção de postes, instalação de novas hastes e aumento da rede de iluminação

Sinalização -Os vereadores fizeram 59 pedidos de melhorias na sinalização horizontal e vertical e instalação de placas |

2 de 4

Sinalização -Os vereadores fizeram 59 pedidos de melhorias na sinalização horizontal e vertical e instalação de placas

Roçado -Foram feitos 68 pedidos de limpeza de terrenos baldios, roçada da beira de córregos e rios |

3 de 4

Roçado -Foram feitos 68 pedidos de limpeza de terrenos baldios, roçada da beira de córregos e rios

Tapa-buracos -O campeão de pedidos pelos vereadores (146) foi a solicitação de operação tapa-buracos em suas ruas |

4 de 4

Tapa-buracos -O campeão de pedidos pelos vereadores (146) foi a solicitação de operação tapa-buracos em suas ruas

Dos 38 vereadores que atualmente exercem o mandato em Curitiba, 30 (78%) já apresentaram requerimentos para que a prefeitura da cidade realize melhorias nas ruas em que eles mo­­ram. Os pedidos são dos mais variados tipos e vão desde melhoramentos na iluminação pública até o asfaltamento da via e são atendidos pela prefeitura. Os vereadores ga­­rantem que não estão le­­gislando em causa própria, em­­bora cien­­tistas políticos afirmem o contrário.

VÍDEO: Veja os comentários de Rogério Galindo e Ricardo Medeiros sobre as atribuições do vereadores

A lista dos requerimentos feitos pelos vereadores está disponível no site da Câ­­mara Municipal. A re­­portagem conseguiu os endereços residenciais de todos os parlamentares da cidade e fez o cruzamento. O resultado foi que apenas oito nunca fizeram ne­­nhum pedido para a rua em que residem atualmente. O le­­vanta­men­to não in­­clui en­­­­dereços an­­­­teriores nem imóveis co­­merciais.

Os requerimentos formais dos vereadores são encaminhados à prefeitura. E embora não haja qualquer obrigação legal para que as obras so­­li­citadas sejam feitas, os próprios ve­­readores afirmam que o Exe­cutivo costuma atender às reivindicações. Em defesa de sua atua­­ção, os par­­la­­­men­ta­­res argumentam que estão beneficiando toda a população da rua.

Além dos pedidos formais, po­­rém, os vereadores também fa­­zem pedidos que não ficam registrados no sistema da Câ­­mara. De acordo com o vereador Aldemir Manfron (PP), que atende os bairros em torno de Santa Felicidade, a maior parte dos pedidos que ele faz é encaminhado diretamente às administrações regionais. ?O prefeito dá liberdade para isso?, diz.

Valorização

Embora digam que não façam os pedidos para obter benefício próprio, os vereadores saem ganhando com a realização de obras em sua região. Segundo especialistas em imóveis, não há dúvida de que as casas ficam valorizadas após as melhorias. ?Quem não gosta de uma rua com asfalto bom, meio-fio, mato cortado, árvores bem plantadas, com todos os melhoramentos? Tudo isso são argumentos importantes de venda?, afirma Luiz Fernando Gottschild, presidente do Insti­tuto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), órgão ligado ao Sin­dicato da Habitação e Condo­mínios do Paraná (Secovi-PR).

Para o cientista político Adria­no Codato, da Universidade Fe­­deral do Paraná (UFPR), os ve­­rea­­dores estão claramente usando o mandato em causa própria quando fazem esse tipo de requerimento para a rua em que moram. ?Eles contam com a desinformação e o desinteresse das pessoas. E o que é impressionante é que eles acham que não tem problema, que ninguém vai ficar sabendo, que isso é assim mesmo?, diz. ?A classe política brasileira perdeu completamente a aderência aos padrões de respeitabilidade pública?, complementa.

Para Codato, o comportamento dos vereadores tem relação com a falta de atribuições do Legislativo municipal. ?As casas legislativas acabam tendo poucas atribuições, já que o Executivo manda em quase tudo. Enquanto não fizerem a sua função, que é a de cobrar o Executivo, os vereadores vão ficar sem atribuições. E vão acabar sendo representantes de si mesmos, como mostra essa situação?, afirma.

Mestre em Ciência Política pela UFPR, Augusto Clemente afirma que o problema não está propriamente no fato de os verea­dores apresentarem os pedidos, mas sim na possibilidade de que a influência política deles leve o Executivo a moldar suas políticas públicas em razão de seu relacionamento com os parlamentares. ?O que não pode é que eles sejam privilegiados em relação a outros grupos.?

Colaborou Mariana Scoz, especial para a Gazeta do Povo

* * * *

Seremos Breves - Vereadores Curitiba

+ VÍDEOS

Interatividade:

Qual a sua opinião sobre vereadores pedirem melhorias para as ruas onde moram?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.