Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Viaja...

 | Joel Rodrigues/Folhapress
(Foto: Joel Rodrigues/Folhapress)

Condenado no processo do mensalão e cumprindo a pena em prisão domiciliar em Brasília, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (foto) conseguiu autorização da Justiça do Distrito Federal de viajar para Goiânia e São Paulo. No pedido, Delúbio alega necessidades de trabalho – ele é assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No entanto, o juiz Nelson Ferreira Junior, da vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas da capital destaca que não serão autorizados novos pedidos de viagem a trabalho e afirma que a "prisão domiciliar já constitui verdadeiro abrandamento".

...não viaja

O mesmo juiz de Brasília havia autorizado o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a viajar para São Paulo durante duas semanas. Mas, no sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso suspendeu a autorização. Na decisão, o magistrado solicita a manifestação do Ministério Público sobre o pedido – que se diz contrário à viagem – e os fundamentos da decisão. Por meio de nota divulgada por sua assessoria de imprensa em sua página em uma rede social, Dirceu, que já estava em São Paulo, informou que irá acatar a decisão "tão logo seja notificado".

Aliás

Também na nota, o advogado de José Dirceu, José Luis Oliveira Lima, diz que a decisão do ministro Luis Roberto Barroso causa estranheza. Ele alega que o Ministério Público não recorreu da autorização concedida pelo juiz e que o ministro delegou decisões corriqueiras do processo à vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas do Distrito Federal.

Volta para a cela

O vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, recebeu alta neste sábado do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde estava internado desde sexta-feira. Ele teve uma crise hipertensiva e precisou ser removido da carceragem da Superintendência da Polícia Federal. O vice-presidente foi preso no dia 14 com outras 17 pessoas em decorrência da investigação sobre a possibilidade de formação de cartel por empreiteiras do país para fraudar a concorrência de contratos com a Petrobras e o pagamento de propina para políticos, dirigentes da estatal e empresários.

Contra o ódio

O governo formou um grupo de trabalho para mapear e combater os chamados crimes de ódio na internet. Um software desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo será usado para identificar os autores das práticas ilegais. O programa consegue mapear, tabular e analisar em tempo real de onde partem atos de ofensa e apologia aos atos de ódio em ambientes virtuais.

Pinga-fogo

"Já vimos ações tomadas logo após a eleição. Esta é a diferença entre a realidade e o mundo colorido do marketing selvagem do PT."

Marina Silva (PSB), candidata derrotada à Presidência da República.

Colaborou: Katna Baram

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.