Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boletim médico

Vice José Alencar passa bem após ser operado para retirar tumor do abdome

Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar (Foto: Roberto Custódio/JL)

O vice-presidente da República, José Alencar, de 75 anos, passa bem após cirurgia para retirar um tumor, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar está internado na UTI. O vice deverá ficar hospitalizado por um período entre sete e dez dias. Exames feitos no início do mês detectaram um tumor localizado no retroperitônio, região do abdome. O tumor é reflexo de um câncer detectado em julho do ano passado. Em dez anos, Alencar já foi submetido a seis cirurgias para retirada de nódulos.

A cirurgia na manhã desta terça-feira durou pouco mais de quatro horas. Os médicos conseguiram retirar todo o tumor, de 3,8 cm de diâmetro, que estava alojado no músculo do lado esquerdo do abdômen do vice-presidente. A cirurgia foi realizada pelo oncologista Murray Brennan, o mesmo que o atendeu no ano passado nos Estados Unidos, e pelo médico Raul Cutait. Ele está acompanhado de sua mulher, Mariza, e de assessores.

Com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Zurique, na Suíça, onde acompanhou a indicação da candidatura do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, e a internação de Alencar, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), assumiu a Presidência da República na noite de segunda-feira.

É a primeira vez que o presidente da Câmara fica à frente do Executivo nesta legislatura. No ano passado, durante as eleições, Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, chegou a assumir a Presidência por curtos períodos em função de viagens de Lula, da internação de Alencar e da impossibilidade de o então presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) assumir o posto por imposição legal - como era candidato a deputado federal, não podia ocupar o cargo.

Dilma tem alta após ser internada com diverticulite aguda

No mesmo dia em que Alencar era internado, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu alta do mesmo hospital. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, ela pode retornar às suas atividades normais e está em bom estado de saúde. Dilma foi internada no sábado com quadro de diverticulite aguda e foi tratada com antibióticos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.