Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Visita de Feliciano em Astorga é marcada por protesto

Um pequeno grupo com cartazes criticou o posicionamento do deputado federal, polêmico por suas declarações tidas como homofóbicas e racistas

Debaixo de chuva, o grupo formado por aproximadamente 15 pessoas apresentou cartazes com várias mensagens contra o deputado | Ivan Amorin
Debaixo de chuva, o grupo formado por aproximadamente 15 pessoas apresentou cartazes com várias mensagens contra o deputado (Foto: Ivan Amorin)
Marco Feliciano foi dos convidados do

1 de 1

Marco Feliciano foi dos convidados do

A visita do pastor evangélico e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) em Astorga (na região Noroeste do Paraná) atraiu a atenção de centenas de pessoas na noite de quinta-feira (23), quando celebrou um culto na Igreja Presbiteriana Renovada. A poucos metros de distância do templo, em uma outra rua, um pequeno grupo realizou um protesto pacífico para criticar a postura do parlamentar, acusado de homofobia e racismo.

Debaixo de chuva, o grupo formado por aproximadamente 15 pessoas apresentou cartazes com várias mensagens como: "Política e religião não se misturam", "Astorga diz não ao preconceito" e "Fora infelizciano". No entanto, as faixas não foram colocadas em frente ao templo.

Segundo um dos organizadores do protesto, Charles Kawasaki, a ação dos ativistas não era contrária a instituição religiosa, mas sim contra a postura de Feliciano, que em março assumiu a presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

"Nós não somos contra a igreja ou contra o pastor, mas sim contra o deputado. Se ele tem preconceito, não deveria assumir aquela comissão", explicou.

Nas últimas semanas, manifestações contra a nomeação de Feliciano foram realizadas em várias cidades do Brasil. "Nós queremos mostrar que em Astorga também têm cabeças pensantes", ressaltou Paula Tovani, que ajudou a organizar o protesto.

Culto restrito

Feliciano chegou em Astorga por volta das 18h30 para participar do "Unção sem Limites 2013", evento que comemora o aniversário da Igreja Presbiteriana Renovada. Segundo alguns membros do grupo religioso, cerca de 400 fiéis acompanharam a celebração ministrada por Feliciano, que durou por volta de uma hora e meia. Entre os presentes no local, também estava o deputado federal Edmar Arruda (PSC-PR).

Por questão de segurança, a rua em frente a igreja teve o tráfego interditado. Seis policiais militares e duas viaturas estiveram nas proximidades para evitar uma possível confusão entre os manifestantes e os fiéis.

Em um determinado momento do culto, dois jovens que haviam participado da manifestação tentaram entrar na igreja para acompanhar a pregação de Feliciano, mas foram retirados por seguranças.

O acesso ao local também não foi permitido por equipes da imprensa, que tiveram de ficar na rua, ao lado de vários curiosos. Segundo a assessoria do parlamentar, Feliciano não quis dar entrevistas por estar no evento como pastor e não como deputado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.