
Nada de Gustavo Fruet, Alexandre Kireeff ou Carlos Pupin. Para o vereador Professor Galdino (PSDB, foto acima), o grande vencedor dessas eleições é o Professor Galdino. O parlamentar contou vantagem na tribuna da Câmara ontem. Disse que seu "pé-quente" começou com a eleição de Rodrigo Rossoni (PSDB) em Bituruna, na eleição extemporânea realizada em 2011. O grande momento, entretanto, foi a virada de Marcelo Rangel (PPS) em Ponta Grossa segundo ele, em grande parte graças a sua participação e de seu triciclo. Irritado com o falatório, o vereador Pedro Paulo (PT) relembrou o mau desempenho do candidato apoiado por Galdino à prefeitura de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). O petista também sugeriu ao vereador que fosse um pouco mais humilde, já que não se reelegeu apenas com seus votos.
Indecisão
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB, foto ao lado) disse ontem ainda não saber se permanece na Assembleia ou retorna ao cargo de secretário de Estado do Trabalho. A licença da secretaria vai até amanhã, mas o peemedebista pretende resolver um impasse que envolve o orçamento da secretaria para 2013: o corte de R$ 26 milhões da pasta em que é titular. Apesar de a discussão passar pela bancada do PMDB e pelo governador Beto Richa, Romanelli garante que a decisão final sobre onde ficar será tomada "com seu travesseiro".
De bike
Gustavo Fruet disse ontem que irá à posse de bicicleta. Foi um compromisso firmado com os cicloativistas. Fruet só disse esperar ter um acesso a um banheiro na prefeitura para poder estar composto na cerimônia.
Positivamente 1
Mesmo depois de perder espaço no comando da administração municipal em Curitiba, lideranças tucanas fizeram uma avaliação positiva do saldo eleitoral de 2012. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou ontem o discurso do governador Beto Richa (PSDB), enfatizando a conquista de cerca de 70 prefeituras e a presença no governo das quatro maiores cidades do interior. "Todas essas candidaturas foram construídas em conjunto, com a participação do governador", frisou.
Positivamente 2
Olhar otimista também teve a líder da bancada do PT, deputada Luciana Rafagnin, ao comentar a derrota nos três municípios paranaenses onde o partido disputou o segundo turno. Para ela, somente a presença nessa disputa já serviu para fortalecer a legenda. Já a vitória de Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba, com o apoio do PT, reforça o projeto para 2014, quando a ministra Gleisi Hoffmann deve concorrer ao governo estadual. "É uma vitória que reforça o nosso projeto estadual e nacional, com a presidenta Dilma", ponderou.
Namoro
Passada a eleição municipal de São Paulo, PT e PSD voltam a tentar uma aproximação. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, revelou ontem que buscará fortalecer uma aliança nacional com o PSD, de Gilberto Kassab, já para as eleições de 2014. Kassab, que deixa a prefeitura da capital paulista no ano que vem, é cotado para assumir um ministério do governo Dilma.
Pinga-fogo
"A discussão sobre 2014 deve ficar para o tempo certo. Assistimos nestas eleições muita gente que tomou possa na véspera e foi desmentida nas urnas."
Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB.
Colaboraram: Chico Marés, Daniela Neves e Anderson Gonçalves.




