• Carregando...

O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, segundo informações da Globonews TV, entregará nesta quinta-feira (22) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo afastamentotemporário do cargo. A Casa Civil não confirma o afastamento de Mares Guia, mas informa que o ministro dará uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, protocolou nesta quinta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), denúncia contra o ministro e o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) por envolvimento no mensalão mineiro, suposto uso de caixa 2 na campanha a governador de Azeredo, em 1998. A assessoria de imprensa do STF confirmou o oferecimento da denúncia sem dar mais detalhes. Mares Guia seria apontado na denúncia como operador do esquema irregular da campanha. O esquema, intermediado pela SMP&B, a agência do publicitário Marcos Valério, teria sido a gênese do mensalão repetido posteriormente pelo PT.

O ministro dissera na quarta-feira ao jornal "O Globo" que se afastaria caso fosse denunciado pelo Ministério Público por envolvimento no valerioduto mineiro. Já havia expectativa de que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, o incluiria entre os denunciados por arrecadar recursos de forma ilícita para a campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais em 1998.

Caso se confirme seu afastamento, o atual líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), também do PTB, deve assumir o ministério. O inquérito da Polícia Federal que investigou o valerioduto mineiro citou Mares Guia, Eduardo Azeredo e indiciou 36 pessoas.

Ainda em entrevista ao 'Globo', o ministro dissera ter consciência de que, se permanecesse no cargo, não terá oportunidade de fazer sua defesa adequadamente.

- Tenho absoluta confiança de que tenho como provar que não tenho nenhuma participação no que está sendo apurado, mas vou precisar de tempo e dedicação para fazer a minha defesa. Além disso, não quero prejudicar o governo - disse o ministro ao "Globo".

Durante a reunião do Conselho Político do governo que se estendeu até depois das 13h, o assunto não teria sido abordado, segundo o líder do governo na Câmara:

- Posso dizer que todos nós estamos torcendo pelo melhor para o país. Todos os partidos sabem da extraordinária contribuição que Walfrido dá ao país - disse José Mucio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]