Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mais um mandato

Wosgrau é reeleito em Ponta Grossa

Tucano conseguiu, na reta final da eleição, reverter a diferença favorável ao adversário, Sandro Alex (PPS)

Wosgrau nos braços do povo: o geralmente contido prefeito tucano foi às ruas para celebrar a vitória | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Wosgrau nos braços do povo: o geralmente contido prefeito tucano foi às ruas para celebrar a vitória (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)
Veja como transcorreu a eleição em Ponta Grossa |

1 de 1

Veja como transcorreu a eleição em Ponta Grossa

Ponta Grossa - Na disputa entre a experiência e a renovação, o eleitorado de Ponta Grossa preferiu apostar em quem já conhecia e reelegeu o prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Pela primeira vez, a cidade reelege um prefeito – outros já comandaram o município por duas gestões, mas não consecutivas. Será a primeira vez também que a mesma pessoa ocupará o cargo por três mandatos. Abstenções e votos brancos e nulos mostraram que um em cada cinco eleitores da cidade não participou da escolha do prefeito.

Desde o início da campanha, a liderança na preferência do eleitorado se alternou várias vezes. A eleição se desenhava acirrada, mas a diferença de 7.756 votos a favor de Wosgrau acabou sendo maior do que em 2004, quando ele ganhou com apenas 5.995 votos de vantagem. "Ganhamos porque aumentamos o número de amigos que acreditam em nós", declarou o prefeito, acrescentando que está acostumado a começar a disputa atrás e se recuperar no decorrer da campanha. Ontem, conseguiu a vitória com 89.538 votos (52,26% dos válidos). O prefeito conseguiu agregar 21,7 mil votos em relação ao primeiro turno.

Wosgrau centrou o discurso na necessidade de grandes obras e em melhorias no atendimento na saúde pública. Para Wosgrau, "ter propostas fez a diferença". Ele recebeu apoio do governador Roberto Requião, do senador Alvaro Dias e do prefeito de Curitiba, Beto Richa, e de 11 dos 15 vereadores eleitos. Para o deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM), principal apoiador de Wosgrau, "venceu o candidato que tinha o que mostrar". O deputado estadual Jocelito Canto (PTB), que apareceu como favorito, acabou ficando fora do segundo turno e não declarou apoio a nenhum dos concorrentes.

Com a expressão de quem havia tirado um peso das costas, o geralmente contido Wosgrau foi às ruas, sorridente, para celebrar. Mas antes, pediu que a comemoração fosse apenas com alegria, sem revanchismo. A apuração foi concluída às 19 horas – mesmo momento em que começou a carreata que tingiu de amarelo e azul as principais avenidas da cidade. Pelo menos 30 quadras foram tomadas por veículos e eleitores em comemoração. "Vamos honrar, com muita dedicação, o voto de confiança que recebemos", prometeu. A festa levou milhares de pessoas para a Avenida Vicente Machado – que a prefeitura está revitalizando. Lá, discursou em carro aberto. E preferiu apenas agradecer.

A comemoração foi ao som de uma paródia da música "Ado, aaado, cada um no seu quadrado", que era o jingle da campanha tucana. Nos mesmos moldes do "Fica, Beto" – de Curitiba – o slogan da campanha tucana em Ponta Grossa era "Fica, Wosgrau. E ele ficou!" A segunda-feira – como já estava previsto – será de descanso na administração municipal. O recesso referente ao dia do servidor público, comemorado no dia do 28, foi antecipado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.