Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Yeda processada

 | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
(Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), voltará a ser ré no processo civil sobre o desvio de R$ 44 milhões do Detran daquele estado. A decisão foi do ministro do STJ Humberto Martins, e ainda cabe recurso. Martins acolheu, na quarta-feira, recurso do Ministério Público Federal contra a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região que havia excluído a governadora tucana da ação de improbidade administrativa. Do ponto de vista técnico, o ministro afirmou que Yeda Crusius pode ser processada, no âmbito civil, por acusações de irregularidades, revertendo a vitória que a defesa da governadora havia obtida no ano passado quando o TRF a excluiu da ação.

* * * * *

Secretariado

A volta do governador eleito Beto Richa ao trabalho na próxima segunda-feira, depois de suas pequenas férias, deve ser marcada pelo anúncio de boa parte do secretariado. Alguns nomes são "barbadas": Homero Giacomini no Planejamento; Norberto Ortigara na Agricultura; e Ivan Bonilha na Procuradoria Estadual. Segundo fontes ligadas à equipe de transição, duas disputas acirradas por pastas importantes parecem já ter um vencedor nesta reta final: o presidente da Associação Médica do Paraná, Fernando Macedo (foto), deve ser o secretário da Saúde, superando o ex-secretário municipal Michele Caputo Neto. Já o deputado Durval Amaral deve mesmo assumir a Casa Civil, após vencer a disputa interna com Fernando Ghignone.

Aliás...

Além da governadora, foram acusadas mais oito pessoas, entre elas o marido dela e três deputados. Na internet, por meio do serviço de microblogs Twitter, Yeda expressou sua indignação com a decisão: "Seria apenas cansativo, se não fosse tão triste, o evidente viés da criação de escândalos, o que não me pertence.A caravana vai passando. Bom dia".

Aliança

O PT criou uma comissão da Executiva Nacional para definir as demandas em relação a cargos nos ministérios e em empresas estatais no futuro governo com as bases do partido. O presidente do partido, José Eduardo Dutra, no entanto, disse que não foi sugerido nenhum nome para os ministérios durante a reunião.

Homenagem

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), que deixa o mandato no começo do ano, recebe amanhã uma homenagem em Brasília. Na entrega do Prêmio Congresso em Foco, ele ficou em segundo lugar como melhor deputado. Também será um dos 11 deputados do país a ser lembrado por ter entrado na lista de melhores nos quatro anos da legislatura. O senador Alvaro Dias (PSDB) também será homenageado pelo quinto lugar no prêmio.

Anistia não, inocência

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que está com os direitos políticos cassados até 2016, acredita que, se for inocentado no processo do qual é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), ele conseguirá ser anistiado da cassação do mandato de deputado federal na Câmara, recuperando seus direitos políticos. "Se o Supremo me absolver, a Câmara me anistia na hora. Mas eu não quero anistia, eu faço questão de ser julgado e inocentado."

Pinga-fogo

"O pessoal acha que eu fiz esse bloco para derrotar o [Cândido] Vaccarezza. Pode anotar pra me cobrar depois: não há hipóteses de eu disputar com o deputado."

Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara Federal, sobre a disputa pela presidência da Casa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.