Animal

Projeto facilita a comunicação entre pessoas que desejam adotar e ONGs que recolhem os animais das ruas

Willian Bressan
27/10/2015 22:00
Thumbnail
A Lissa é uma vira-lata que está esperando um novo dono no projeto “Meu Vira-Lata Favorito”. (Foto: Divulgação)
Quem está em busca de um pet para adoção conta uma nova ajuda: o projeto “Meu Vira-Lata Favorito”. Lançado pela agência Pet Model Brasil, a ideia é facilitar o contato entre as pessoas interessadas em ser donas de um bicho e as ONGs que abrigam os animais recolhidos das ruas.  Inicialmente, o projeto trabalha em parceria com as ONGs Tomba Latas e Alianças, daqui de Curitiba, e disponibiliza três animais para adoção, os outros 8 já foram adotados. A ideia é ampliar o acesso para mais estados do Brasil.
“Pretendemos incentivar a adoção de cães e gatos, pois há milhares de pets abandonados. De cada 10 filhotes que nascem nas ruas, apenas um é adotado. O projeto está aí para tentar mudar essas estatísticas, mostrar que cada um deles tem a sua beleza. O belo não está apenas em animais de raça. O amor que esses bichinhos têm para oferecer é incondicional”, explica a idealizadora do projeto e diretora da Pet Model Brasil, Deborah Zeigelboim.
O projeto funciona em parceria com a Petland, ONGs e fotógrafos especializados em ensaios de pets, que doam seu tempo para produzir books artísticos e promover a adoção desses animais via internet, por meio de um espaço exclusivo destinado a contar a história de cada pet.
À espera
Conheça a história de três cãezinhos que estão à espera de um novo lar:
A Chambinha estava na casa de uma pessoa que já tinha muitos cães e tratava todos muito mal. Não havia comida e muito menos carinho. Quando chegou na matilha, Chambinha estava apavorada, não queria sair da casinha e qualquer toque carinhoso era considerado uma ameaça. Ela se encolhia e chegava a fazer xixi de tanto medo. Com o tempo ela foi se soltando e entendendo que as pessoas podem ser boas. A primeira vez que aceitou um carinho foi uma festa! Agora ela recuperou totalmente a confiança e a alegria de viver. Chambinha tem porte médio para pequeno, é uma cachorrinha gentil. Gosta de chamego, convive bem com outros cachorros. Está castrada e vacinada e tem aproximadamente 3 anos.
A tutora da Lissa estava muito doente e não podia mais cuidar dela. Lissa foi expulsa de casa, da casa onde ela morou por toda a vida. Da casa que ela ajudou a cuidar, da família que ela ajudou a proteger. Foi acolhida pelo Tomba Latas com muito carinho para fazer parte da nossa matilha e encontrar uma família de verdade!
A Lissa tem porte grande, é castrada e vacinada, tem aproximadamente 4 anos. Lissa assusta pelo porte e pelo latidão, mas é propaganda enganosa: é muito carinhosa com as pessoas. Pode conviver com outros cães, mas ela é dominante.
A Pati pertencia a uma guardadora de carros que trabalhava numa praça de Curitiba. Todos os dias acompanhava a tutora no trajeto de casa até a praça, até que um dia sua tutora faleceu. Mesmo sem sua companheira humana, a Pati Fifi continuou a fazer esse trajeto todos os dias demonstrando uma fidelidade que só os cães possuem. Na verdade, ela só tinha a sua tutora para defendê-la e soubemos que ela e estava sendo maltratada e não tinha mais casa para voltar. Esperamos a Pati na praça e ela nos acompanhou, feliz e faceira – e assim ela entrou para a matilha do Tomba Latas.
Pati Fifi já é uma senhorinha, calculamos que tenha uns 9 ou 10 anos. É a doçura em forma de cão, anda de carro super comportada, passeia na guia sem puxar, caminha ao seu lado. Tem cerca de 14 quilos (porte médio), tem o temperamento calmo e quando ama alguém se entrega completamente. Adora ganhar carinho na barriga.