Animal

Como fazer a fotografia perfeita para inscrever o pet no Concurso Cachorro do Ano

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
06/09/2018 08:43
Thumbnail

Veja como tirar fotos que valorizem ainda mais o seu cãozinho. Foto: Jamie Street/ Unsplash.

O concurso Cachorro do Ano está com as inscrições abertas para cadastrar os pets mais fofos da cidade até dia 25 de setembro, pelo site.  Lembre-se que é pela fotografia que o cachorro será escolhido, então reunimos algumas dicas fundamentais para você fazer o melhor retrato do seu cãozinho.
Conforme o regulamento,  as fotos inscritas no Concurso Cultural Cachorro do Ano deverão ser somente do cachorro inscrito (apenas um cachorro por foto). Não serão aceitas fotos com imagem de pessoas ou de outros animais. Um foto sem esses critérios pode desclassificar os participantes.
Para obter um bom resultado na fotografia, preste atenção na luz e no cenário. O fotógrafo Alexandre Mazzo, editor de fotografia da Gazeta do Povo, salienta que a luz deve estar sempre a favor do animal. “Fotografar no parque é bacana, mas tente colocar sempre o cachorro em primeiro plano e com fundo neutro”, explica.
Ele reforçam que até as câmeras de celular trazem o modo retrato, que neutraliza ou desfoca o fundo e isso pode ser uma boa estratégia para conseguir a foto perfeita e focar apenas no cachorro. Outra dica é mostrar na fotografia a “personalidade” do seu cachorro. “Se ele é brincalhão, gosta de fazer pose, procure mostrar isso de modo natural nas câmeras”, indica.

Vai fotografar pelo celular? Preste atenção nessas dicas:

Lente
Pode parecer clichê, mas é muito comum a lente do celular estar suja. Por isso, limpe bem antes de começar a fotografar.
Entenda o HDR da sua câmera
O High Dynamic Rang, ou alta faixa dinâmica, faz uma associação entre claros e escuros da fotografia. Na prática, ele combina as três melhores exposições da foto em uma só. Por isso, algumas vezes, quando o celular está nessa função, ele demora um pouco mais para captar. E também, por isso, caso queira tirar uma foto em movimento ou que combine grandes contrastes com o seu cachorrinho, é melhor essa opção não estar ativada.
Luz
É bem importante que seu cachorro esteja bem iluminado na foto. Mas cuidado com a contraluz, que é quando a iluminação fica atrás do seu pet, isso fará com que seu celular escureça a foto, desfavorecendo muitas vezes, o foco principal.
|Nada de deixar o cachorro sozinho. Para empresas e funcionários, ter os pets ao lado durante o trabalho traz várias vantagens. Foto: Tadeusz Lakota/Unsplash.
|Nada de deixar o cachorro sozinho. Para empresas e funcionários, ter os pets ao lado durante o trabalho traz várias vantagens. Foto: Tadeusz Lakota/Unsplash.
Aplicativos
Alguns aplicativos estão disponíveis nos celulares para ajudar na hora da foto perfeita. Mas fique atento, no concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo, não serão aceitas fotos com filtros que destoem demais o seu cachorro.

Escolha uma foto e faça a inscrição

Foto feita? Agora é só escolher uma delas – sempre seguindo as dicas do regulamento – para inscrever seu pet no concurso Cachorro do Ano, da Gazeta do Povo.  Não se esqueça que as inscrições vão até dia 25 de setembro pelo site gazetadopovo.com.br/cachorrodoano. Boa sorte!
SERVIÇO:
Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018
Inscrições até 14 de outubro
1ª votação popular de 17 a 31 de outubro
2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados) de 05 a 18 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
Inscrições pelo site 
www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/cachorrro-do-ano