Animal

Gatos podem chegar a 103 anos “humanos”; como calcular a idade deles

Redação
18/10/2017 08:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Calcular de forma certa a idade do gato nem sempre é fácil, mas algumas características físicas do pet ajudam na conta. Da mesma forma, a idade “humana” do bichano também não é tão simples quanto multiplicar por sete, visto que os gatos crescem muito rapidamente nos primeiros anos de vida e, na fase ‘adulta’, estabilizam o crescimento.
Confira abaixo algumas dicas de Marcello Machado, médico veterinário do Max em Ação e gerente técnico nacional da Total Alimentos, para calcular a idade certa do seu gato:
Até três dias de vida
Se o gato ainda tiver o coto umbilical, ou o que sobra do cordão umbilical quando a mãe o corta depois do nascimento, é um indicativo de que o animal tem até três dias de vida. Depois desse período, o coto cai naturalmente.
Poucas semanas
Quando o filhote for muito pequeno e couber na palma da sua mão, com dificuldades para abrir os olhos e ainda estiver de orelhas fechadas, ele deve ter pouco mais de uma semana a três semanas.
Na segunda semana de vida, os dentes passam a surgir e devem nascer todos até a sétima semana. Eles tendem a ser bem branquinhos, como grãos de arroz.
10 a 15 dias de vida
Repare quando o filhote abrir os olhos pela primeira vez. Em geral, os gatos levam de 10 a 15 dias de vida para abrir os olhos. Se ele já abriu, mas os mantêm fechados na maior parte do tempo, é provável que ele não tenha mais que três semanas.
Seis a sete semanas de vida
Todos os gatos têm olhos azuis quando nascem – sem exceção. Se a cor mudar ao longo das semanas, isso indica que o felino tem entre seis a sete semanas de vida. Essa dica não vale, porém, se os olhos do bichano continuarem azuis.
Sete meses
No sétimo mês de vida, os dentes, que surgiram pela primeira vez na segunda semana, começam a cair e são trocados pelos dentes permanentes. Embora nasçam bem brancos, os permanentes passam a amarelar a partir dos dois anos de idade.
3 a 5 anos de idade
Quando os dentes traseiros ficarem mais amarelos e os demais ainda brancos, isso pode indicar que o gato tenha entre 3 a 5 anos.
Seis anos de idade
Nos cinco primeiros meses, os gatos têm um manto interno felpudo que os protege do frio. A medida que envelhecem, os pelos mudam: o brilho não é mais o mesmo e isso acontece por volta dos seis anos de idade.
Da mesma forma, os dentes sofrem um desgaste natural nessa idade.
13 anos em diante
Pelos já aparecem brancos no focinho.

Como calcular a idade “humana” dos gatos?

A medida do 7 anos felinos para cada um ano “humano” não é tão correta assim. Como os gatos crescem rapidamente no primeiro ano de vida, o ano 1 deles equivale a 15 nossos. Isso não significa, porém, que o cálculo continue assim para o resto da vida.
O envelhecimento, depois que o gato atinge uma fase mais ‘adulta’, passa a ser mais lento. Dois anos dos gatos, por exemplo, equivale a 24 anos ‘humanos’; e quando o gato chega a 5 anos, isso representa 36 nossos.
Neste ritmo, o gato ultrapassa a vida ‘humana’ muito mais rápido e, quando tiver 23 anos – que é uma idade considerada avançada para os bichanos – eles terão 103 anos “humanos”.
LEIA TAMBÉM