Animal

Filhote de gorila nasce por cesariana em Bristol

Redação
24/02/2016 17:04
Thumbnail
O ginecologista inglês David Cahill realizou uma cesárea em uma paciente diferente no início deste mês: a gorila-do-ocidente Kera, do Zoológico de Bristol. Prestes a dar a luz, Kera começou a apresentar sinais de pré-eclampsia, por isso os veterinários do zoológico decidiram realizar o raro procedimento, na tentativa de salvar a filhote.
Segundo relatos dos envolvidos à publicação inglesa The Guardian, a cirurgia foi delicada e a filhote, ainda sem nome, precisou ser ressuscitada ao nascer. Contudo, depois de receber os cuidados necessários, como o aquecimento e a amamentação com fórmulas de leite, ela começou a reagir e já parece mais forte. Com apenas 11 dias, ela tenta se levantar sozinha.
Enquanto isso, a mãe continua se recuperando da cirurgia. Os veterinários do Zoológico de Bristol alertam que, devido ao trauma da cirurgia e da separação de mãe e filhote, Kera pode não aceitar a filhote, que precisará então ser “adotada” por outra fêmea (a qual será treinada para levar a filhote até a grade para ser amamentada).
O Zoológico de Bristol divulgou o vídeo abaixo sobre o nascimento da pequena gorila: