Animal

Pets pedem cuidados especiais no frio

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo
03/06/2012 03:16
Extremidades corporais frias, tremores, vontade de ficar encolhido. Essas podem ser algumas das formas que seu cachorro ou gato encontrou para dizer que está com frio. Afinal, os animais – principalmente recém-nascidos e idosos – também sofrem com as baixas temperaturas, mesmo embaixo de todos aqueles pelos.
Por isso, é fundamental observar o comportamento dos pets. A advogada Evelyze Dias, 25 anos, comenta que sua minipoodle Belinha sente muito frio e fica mais preguiçosa nesse período. “Ela só quer ficar na cama entre os cobertores e prefere não brincar muito.”
A veterinária Cristina Ribas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que é importante perceber se o animal está conseguindo manter sua temperatura corporal. Em geral, mamíferos maiores e com pelos longos resistem melhor ao frio, por criarem uma barreira física protetora da pele. Já animais pequenos e de pelos curtos sofrem mais nessa época.
Caso o bicho não esteja conseguindo se proteger sozinho, cabe ao dono tentar espantar o frio. Para amenizar a sensação térmica uma sugestão é vestir o pet com roupas próprias. Porém, nem todos aceitam bem essa moda. A veterinária explica que, nesses casos, uma boa ideia é manter aquecidos o ambiente – que deve ser seco, arejado e sem corrente de vento – e o abrigo onde o animal dorme, proporcionando condições adequadas para o pet se manter quente naturalmente e em equilíbrio com o meio em que vive.
Evelyze segue essa orientação e climatiza o ambiente, colocando mais panos na cama da minipoodle e deixando o aquecedor ligado. “Ela não sai de perto do quentinho. Parece que ela sabe se proteger do frio”, diz.
Os gatos, no entanto, preferem abrigos mais altos, escuros e silenciosos. Por isso, é preciso ficar atento a possíveis esconderijos quentes, como motor de carro e churrasqueira, que são perigosos.
Aquecedores e colchões térmicos devem ser usados com parcimônia, respeitando a distância e as recomendações dos produtos, para não comprometer a saúde dos bichos e evitar acidentes, como queimadura e choque elétrico.
Outros animais
Toda espécie tem suas peculiaridades e por isso os cuidados com o frio variam para cada uma. A veterinária Cristina explica que, para os peixes, é preciso verificar as condições do aquário. “Ele deve ter sistema adequado de manutenção da água e da temperatura. Na maioria dos aquários com peixes tropicais, a água deve ser mantida entre 23ºC e 26ºC”, diz. No caso de pássaros, como calopsitas, periquitos e papagaios, o viveiro pode ser protegido com cortinas de lonas próprias ou capas plásticas para gaiolas.