Animal

“Por que adotar um vira-latas?”: Luisa Mell se emociona ao responder à pergunta

Guilherme Grandi
20/06/2018 16:30
Thumbnail

Luisa Mell tem uma ONG que leva seu nome e que resgata animais abandonados e em situação de risco. Foto: reprodução Facebook.

A atriz e ativista Luisa Mell, fundadora da ONG que leva seu nome e que busca resgatar cachorros e gatos abandonados e em situação de risco, defende incondicionalmente a adoção de vira-latas. Já são duas décadas desde que ela adotou o primeiro. “As pessoas me olhavam estranho na rua, do tipo ‘ela tão bonita com um cachorro assim’, aí eu comecei a incentivar este tipo de adoção”, explica.
De acordo com ela, as pessoas precisam se conscientizar da importância de adotar um animal sem raça definida. “Muitas pessoas preferem comprar um animal no pet shop ao invés de adotar, mas elas não imaginam o que há por trás da vitrine, o quanto estes cães sofrem em canis”, explica.

>> Luiza Mell denuncia mais um criadouro clandestino: cães até em armário

Para incentivar esse tipo de adoção e também salvar animais em situação de risco, Luisa criou, há três anos o Instituto Luisa Mell, que já resgatou centenas de animais . Desde que criou a ONG, Luisa vem recebendo diversas denúncias de canis que criam cães de raça irregularmente. “Em seis meses eu fiz três resgates, mas é muito difícil entrar nestes lugares. Eu só consigo quando há provas muito consistentes”, completa.
“Como os Animais Salvaram Minha Vida”
A ativista estará em Curitiba no próximo fim de semana para participar do Parada Pet, falar sobre o livro ‘Como os Animais Salvaram Minha Vida’, lançado neste ano, e sobre o trabalho que desenvolve pelos direitos dos animais. A ideia, segundo Luisa, é promover um bate-papo trocando experiências e tirando dúvidas sobre a adoção consciente.
“As pessoas chegam querendo adotar um bichinho mais pela estética, que elas acham bonitinhos. No entanto, é preciso levar em consideração o estilo de vida da pessoa”, explica a ativista.
Ela conta que, muitas vezes, incentiva a adoção de um animal adulto por já saber como é o comportamento dele. “É como se um esportista quisesse um cachorro que dorme muito só porque ele é bonitinho, ou um senhor de idade com um pitbull, não dá”, exemplifica.
Depois de escolher o animal que mais tenha a ver com o tutor, é preciso levar em consideração o período de adaptação ao novo lar. Luisa conta que é preciso ter muito amor e paciência, porque os cães podem ter passado muito tempo em abrigos ou abandonados, e chegam com medo e receio. “Depois de um tempo, quando o animal perceber que não irá mais sofrer, ele irá olhar com gratidão para o tutor”, completa.
A palestra de Luisa Mell na Parada Pet será no sábado (23), a partir das 14h e a entrada é franca.

 Dr. Pet e adestramento no Parada Pet

Na primeira edição da Parada Pet, no ano passado, a vira-lata Manu foi eleita a mais simpática. Foto: Fernanda Nocera/Gazeta do Povo.
Na primeira edição da Parada Pet, no ano passado, a vira-lata Manu foi eleita a mais simpática. Foto: Fernanda Nocera/Gazeta do Povo.
Além da ativista, o encontro no Parcão terá palestra e sessão de fotos com o médico veterinário Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet. Ele é especialista no comportamento animal e dá dicas de como melhorar o relacionamento entre pets e tutores.
E o adestrador Fernando Félix, da Eduque Meu Cão, que participará dos três dias de evento com pequenas demonstrações, bate-papo, dicas e truques de comando de adestramento. Ele já explicou ao Viver Bem truques infalíveis que os humanos devem aprender para adestrar um cachorro bagunceiro.
Veja a programação da segunda edição da Parada Pet:
Sexta-feira (22):
Expositores e vendas das 16h às 20h.
Sábado (23):
Expositores e vendas das 10h às 20h.
10h – café da manhã Pet.
13h – ‘Cara de Um, Focinho de Outro’, desfile de cães do concurso realizado nas redes sociais da Parada Pet.
13h – aulão de adestramento com Fernando Felix.
14h – palestra e bate-papo com a ativista Luisa Mell.
17h – aulão de adestramento com Fernando Felix.
Domingo (24):
Expositores e vendas das 10h às 20h.
13h – desfile de fantasias.
13h30 – ‘Cãosplay’, concurso de fantasias para cães com temática livre.
14h – palestra com o Dr. Pet e a presença do cão Estopinha.
17h – concurso ‘Pequeno, Médio e Grande Porte’.
18h – palestra sobre a raça pitbull.
A Parada Pet também vai arrecadar ração para entidades de assistência animal.
Serviço:
Parada Pet
De sexta (22) a domingo (24) no Parcão do Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal Hermes, 999, Centro Cívico
Entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM: