Animal

Por uma boca saudável

Tina Demarche
01/04/2006 23:24
Os hábitos de higiene bucal e a visita regular ao dentista não são recomendações que se faz somente para seres humanos. Essas práticas valem também para os animais de estimação e a cada dia vêm sendo mais incentivadas. Não é à toa: 85% dos cães e gatos com mais de 3 anos, no mundo inteiro, desenvolvem problemas na boca, de acordo com a especialista em Odontologia Veterinária, Maria Izabel Valduga, e o Odontocão – Centro de Odontologia Veterinária.
O problema mais comum é a doença periodontal, mais conhecida como placa bacteriana ou tártaro. Com o tempo, ela pode causar dor, mau cheiro, a perda dos dentes e as bactérias podem migrar para outros órgãos do corpo do animal. “As pessoas dificilmente percebem porque ele não sabe dizer que dói”, afirma. E acrescenta que é importante que os donos tenham conhecimento de que os bichinhos têm problemas na boca parecidos com os das pessoas, e que isso também afeta a qualidade de vida deles.
Para a prevenção do acúmulo da placa bacteriana, a melhor alternativa apontada pelos profissionais do setor tem sido a escovação. “A saúde geral começa na boca do animal”, afirma Rodrigo Okar, também especialista em Odontologia Veterinária, da Clinivet – Hospital e Centro Diagnóstico Veterinário.
A prática da escovação deve iniciar quando o animal ainda é um filhote, mesmo que os dentes de leite estejam por cair (entre os 4 e os 7 meses). “O animal se habitua ao procedimento e depois fica mais fácil escovar os dentes dele”, diz Okar. O veterinário afirma que as primeiras escovações devem parecer uma brincadeira, com o proprietário colocando o creme na boca do animal, por alguns dias, apenas para ele sentir o sabor. É ainda recomendável que cães e gatos sejam recompensados com um passeio, um brinquedo ou um biscoito depois de terem os dentes escovados. “É como um prêmio – e assim eles vão sendo condicionados”, garante.
Maria Izabel também acredita que a escovação é um momento importante de contato entre dono e animal, no relacionamento de confiança que se estabelece entre eles.
A alimentação é outro fator importante no combate à doença periodontal, afirma a veterinária. Deve ser seca e crocante para que tenha melhor abrasão sobre o dente e ajude a remover a placa. Brinquedos e ossinhos de couro mastigável e digerível também fazem a limpeza pelo atrito.