Animal

Como proteger os pets antes e durante os jogos da Copa do Mundo

Redação
26/06/2018 10:28
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Os jogos da Copa do Mundo exigem cuidados com os animais de estimação, especialmente cachorros e dos gatos. Embora a torcida seja grande pela vitória do Brasil, celebrar cada gol com o uso de fogos de artifício tornam o momento bastante difícil para os animais.
Isso porque cães e gatos têm uma audição bem mais aguçada que os humanos, e o barulho dos fogos pode levar a falta de ar, atordoamento, náuseas, convulsões ou mesmo ataques violentos a quem estiver próximo – sinal de ansiedade e medo causado pelo estrondo.
O melhor a se fazer é preparar o animal de estimação para o barulho, e evitar alguns dos seguintes erros bastante cometidos pelos tutores:

Nunca prenda o animal

Jamais prenda ou segure o cão. Deixe que ele fique livre para fazer o que sentir melhor e não se preocupe: na maior parte das vezes, o cachorro prefere se esconder em lugares que se assemelham a tocas. Fique de olho se o animal estiver dentro de armários, embaixo da cama ou da mesa. Não tente segurá-los, pois pode deixá-los mais nervosos e estressados.

Feche as cortinas

Para diminuir o brilho dos fogos, feche as cortinas e acenda a luz do ambiente. Isso fará com que o animal se distraia. Da mesma forma, deixe um rádio ou a televisão ligada — algum barulho que o cachorro já esteja acostumado.

Não tire o animal do seu esconderijo

Se o pet achar um lugar escondido para ficar, não tente tirá-lo de lá. Passe segurança para o cachorro ou gato, como se nada estivesse acontecendo.

Não dê bronca 

Gritar ou ficar bravo com o animal  só vai deixá-lo mais estressado e intensificar a agressividade ou o medo.

Colocar dois cães juntos pode ajudar? 

Depende da proximidade e familiaridade que um cão tem com o outro. Se não forem tão conhecidos um do outro, o medo ou agressividade de um pode ser transferido ao seguinte e isso pode gerar acidentes.

Medicação? Só com veterinário

Medicar o cachorro pode ser uma solução, em alguns casos. Mas, para tanto, é preciso sempre a orientação de um médico veterinário e lembrar que o medicamento pode levar tempo para fazer efeito.
LEIA TAMBÉM