Animal

Quer saber se seu cão ou gato está gordo?

Adriano Justino
02/09/2016 20:30
Thumbnail
Você acha que seu cão ou gato estão acima do peso, mas não tem certeza disso e de como reverter esses quilos extra? Se você ainda não levou seu animal de estimação a um médico veterinário para fazer uma avaliação, é possível fazê-la em um projeto desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, sem custo, mediante agendamento.
O projeto Pet em Forma, capitaneado pela estudante Dorie Zattoni, aluna do último período do curso de Medicina Veterinária, promove um programa de avaliação nutricional com o objetivo de conferir se o bicho está ou não em condição de obesidade, a doença nutricional mais comum entre os pets. “A ideia é que o programa ajude o tutor a reduzir e a manter o peso adequado do seu bicho”, diz Dorie.
Entre os pets avaliados, 30 serão selecionados, até o dia 30 de setembro, para participar de um programa para entrar em forma e que vai durar até dezembro. “Os escolhidos terão de retornar a cada 15 dias para nova avaliação e ajuste no programa de redução de peso”, diz ela, que é orientada pela professora Amanda Portella Felix, professora do departamento de zootecnia, especialista em nutrição de cães e gatos.
A escolha depende do envolvimento do proprietário em participar da rotina de pesquisa e também do grau de obesidade do animal, que deve se adulto ou idoso (por volta de 7 anos). Eles usam uma escala que vai do  1 a 9, sendo que os escolhidos estarão acima do grau 6, que representa 10% de sobrepeso. “O grau 9 é o do bicho que tem 25% de sobrepeso.
LEIA TAMBÉM
Avaliação nutricional
Na avaliação é observado o estado de saúde geral do animal, se tem doenças crônicas, se é vermifugado, vacinado, qual tipo de alimento come, a quantidade, a frequência, como é armazenado este alimento, se ele bebe água em quantidade adequada, se vive em apartamento, se faz exercícios, se convive com outro animal e se tem contato com a comida desse outro animal. “A partir disso fazemos um levantamento e passamos recomendações aos tutores em relação à quantidade de ração e de exercícios”, diz ela.
Perda de peso
Para o programa de perda de peso dos 30 escolhidos será usada a ração superpremium ProPlan Reduced Calorie, da Nestlé, que promove o projeto Jovens Universitários na UFPR e em outras 8 universidades no país.
O agendamento para a avaliação pode ser feito pelo email petemforma@gmail.com e no perfil do Facebook do programa Pet em Forma.
Amarela pesada
Entre os animais já avaliados no projeto, a Amarela é uma cachorrinha sem raça definida (SRD) que pesa 52,6Kg. Na tabela que avalia a condição corporal dos cães (1 caquético e 9 obeso) ela se enquadra no 9. “Os proprietários relataram que ela não se movimenta muito e que achar um peitoral que servisse para ela foi uma tarefa difícil”, diz Dorie. “A Amarela foi adotada da rua depois de adulta, e animais de rua têm o hábito de comer o máximo possível, pois não sabem quando terão alimento novamente. Mesmo depois de anos adotada a Amerela não perdeu esse hábito”, fala a estudante.