Animal

Saiba como montar uma árvore de Natal segura para o seu pet

Willian Bressan
28/11/2015 15:00
Thumbnail
Decoração chama a atenção dos pets por não fazer parte da rotina. No entanto, é possível criar uma convivência pacífica entre os enfeites e os bichos. (Foto: Bigstock) 
O gato Teco tinha seis meses quando viu uma árvore de Natal pela primeira vez. Movido pelo instinto e pela curiosidade em relação às luzes piscando, o felino tratou logo de “conhecer” – em detalhes – aquele objeto estranho na sala e, apesar das tentativas, não conseguiu fazer “amizade”. “O Teco passou a derrubar a árvore e eu encontrava os enfeites por toda a casa. Ele sempre deva um jeitinho de roubar as bolinhas e sair correndo”, conta a estudante Juliana Silva, 27 anos. O maior temor da dona, no entanto, era que o gato acabasse engolindo um dos adereços ou, mesmo, se machucasse ao se enrolar nas luzes do pisca-pisca, que chamavam muito a atenção do animal.
uliana Silva criou uma árvore segura para seu gato Teco.<br>Rodrigo Sóppa / Gazeta do Povo
uliana Silva criou uma árvore segura para seu gato Teco.<br>Rodrigo Sóppa / Gazeta do Povo
Depois de três natais passando pela mesma preocupação, Juliana buscou uma alternativa: criar uma árvore de Natal segura para o pet. A ideia surgiu depois que ela ganhou de presente uma luminária em forma de árvore. “Como ela não pisca, não chama a atenção do Teco. Assim, resolvi aproveitar o adereço e adaptá-lo. As luzes das pontas, em formato de flores, ganharam laços e estrelas. Só não arrisquei colocar bolinhas, pois acho que ele não resistiria. Ele adora bolinhas”, recorda. A ideia parece ter dado certo: mesmo com a árvore no chão, o felino não a atacou.
A médica veterinária Gisele Sprea, da escola de treinamento Ethos Comportamento Animal, conta que a decoração para o Natal sempre será um atrativo para os animais, especialmente, para aqueles que passeiam pouco. “Brinque com o animal, leve-o para passear, forneça brinquedos recheáveis e permita a interação com outros animais”, orienta a especialista.
SAIBA MAIS
A veterinária Gisele Sprea dá dicas de  como montar uma árvore de Natal segura:
Local certo
Monte a árvore onde o animal só tenha acesso na presença de pessoas da casa. Se não for possível, opte por um local que dificulte o alcance do pet (em cima de um móvel, por exemplo).
Natural
Se for árvore natural, mantenha a base no interior de um vaso pesado impedindo que ela tombe. Lembre-se de verificar se a planta não é toxica.
Enfeites
Devem ser de material inquebrável e sem ganchos ou fios, que são fáceis de engolir. Opte por enfeites de pano ou pelúcia, sem muitos detalhes, além de grandes, que dificultam a ingestão.
Evite
Luzes, fitas e cordões devem ser evitados, pois podem enrolar-se em partes do corpo.
Presentes
Os pets não entendem que presentes são apenas para a noite do dia 24: os deixem embaixo da árvore somente horas antes da ceia