Animal

Ursa “mais triste do mundo” sai do Piauí e chega a santuário com novo nome e vida

Folhapress
22/09/2018 16:05
Thumbnail

A ursa foi levada a santuário em SP por avião da FAB. Ela sofreu maus tratos em circo por 20 anos. Foto: reprodução/Faceboor Ursa Marsha.

Conhecida na internet como a “ursa mais triste do mundo”, Marsha, agora rebatizada de Rowena, chegou ao Santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP) na madrugada de sexta-feira (21) para sábado (22).
Nos últimos meses, Rowena esteve no centro de um debate sobre o aprisionamento de animais. Ela passou anos vivendo no Parque Zoobotânico de Teresina (PI), sob o calor da cidade (que chega aos 40º C) e alimentando-se com comida de cachorro, segundo órgãos de defesa dos animais e organizações da sociedade civil.

Maus tratos por duas décadas

Antes do zoológico, a ursa sofreu maus-tratos em um circo por cerca de 20 anos, vivendo em uma jaula minúscula e sendo forçada a fazer truques em troca de comida, segundo declaração da ativista Luisa Mell.
Em novembro de 2017, o juiz Frederico Botelho de Barros Viana determinou a transferência da ursa para o santuário Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP). Porém, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, logo derrubou a liminar da transferência, alegando que a longa distância entre Teresina e Jundiaí colocaria a saúde da ursa em risco.
O debate só foi reaberto após uma petição de um membro da organização Avaaz, que teve quase 50 mil assinaturas.
Depois de autorizada, a transferência foi realizada por uma equipe formada por biólogos e veterinários, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Rowena foi transportada dentro de uma cabine climatizada, e pousou em São Paulo na noite de sexta-feira.
Já em Joanópolis, a ursa ficará em um espaço de cerca de 600 metros quadrados, com piscina e caverna. Segundo um funcionário do Rancho dos Gnomos, Rowena passa bem e está se adaptando à nova casa.
LEIA TAMBÉM