Animal

A vira-latas que foi adotada e se transformou em ícone do Concurso Cachorro do Ano

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
12/09/2018 07:00
Thumbnail

Aika, hoje com dez anos, venceu o Cachorro do Ano 2010. Foto: Arquivo Pessoal

Vencedora do concurso Cachorro do Ano de 2010, Aika é uma vira-latas simpática que teve seu destino mudado por conta da tutora, a médica veterinária Simone Cerqueira. Ela lembra que a cachorrinha a seguiu até em casa, quando morava em Palotina, no interior do Paraná. Além de Aika, Simone adotou mais outros dois cachorros, Fluffy e Bob.
Mas foi Aika que se transformou em estrela naquele ano de 2010. A cadela ficou 23º lugar na primeira fase de votação popular (naquela edição, os 30 primeiros eram escolhidos para a segunda fase).
A campanha de Aika foi realizada foi com muito apelo entre amigos, família e redes sociais. “Foi surpreendente ver o envolvimento das pessoas querendo conhecê-la depois do resultado”, conta Simone. Na época, Aika estava com 2 anos e finalizou o concurso com 94.593 votos. Uma vencedora.

E quem tem um cachorro em casa, ainda dá tempo de transformá-lo em celebridade. As inscrições do  Concurso Cachorro do Ano 2018 e vão até dia 25 pelo site. Depois de inscritos, duas fases de votação popular acontecem. A primeira seleciona os 20 mais votados para a última fase.

Aika, Fluffy e Bob, todos adotados
Aika, Fluffy e Bob, todos adotados

Adoção, um ato de amor

Para adotar um pet, é preciso levar em conta algumas questões:

Adotando da rua

O mais importante nesse caso é levar o bichinho até um médico veterinário o mais rápido possível. A prevenção de doenças, vacinação, cuidados, é um passo importante neste primeiro momento.

Filhotes

Caso o interesse seja adotar um filhote, não esqueça que eles crescem. A pata é uma excelente pista, na maioria das vezes, para saber em que tamanho ele ficará. Não esqueça também, que, caso tenha outros pets em casa, é importante ficar atento ao comportamento deles durante os primeiros dias. Todos precisam de atenção.

Planejamento

Sim, animais exigem dinheiro e tempo também. Para tudo na vida precisa-se de um planejamento, com o cachorro não seria diferente. Por tanto, antes de mais nada, pense bem, converse com a família e amigos. E não esqueça, abandono de animais é crime.
SERVIÇO:
Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018
Inscrições até 14 de outubro pelo site
1ª Votação Popular de 17 a 31 de outubro
2ª Votação Popular (os 20 mais votados) de 05 a 18 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
Leia também
;