Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Votos no Cachorro do Ano ajudam animais abandonados; saiba como funciona

Cada voto vale ração para cães desabrigados; já são mais de 300 mil votos e 300 quilos de ração arrecadados

Quanto mais votos no Cachorro do Ano, mais rações serão doadas ao cachorros abandonados. Vote e ajude! Foto: Catarina Carvalho/Unsplash

O concurso para eleger o Cachorro do Ano , além de escolher o pet mais fofo de Curitiba e região, também faz o bem: cada 100 mil votos valem 100 kg de ração —  já são mais de 300 mil votos, ou seja, 300 quilos de ração estão garantidos para os cachorros desabrigados. É possível conferir em tempo real a quantidade de produto arrecadado por meio do raçãozômetro.

Todo o montante será doado para ONG´s que abrigam e resgatam animais abandonados. As instituições devem estar inscritas na Rede de Proteção Animal, setor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, órgão que estabelece políticas públicas para a proteção animal.

>>Tem um cachorro inscrito? Comece a campanha para angariar votos!

Como se cadastrar na rede

As ONGs vinculadas a Rede de Proteção, são cadastradas previamente no Conselho Municipal de Proteção Animal, a Comupa. Para se cadastrar, são necessárias as seguintes documentações:

– Constituição da ONG (pessoa jurídica)

– Registro em ATA, com indicação de presidente.

Tem uma ONG e quer receber a ajuda da Rede de Proteção e quer receber as doações do Concurso Cachorro do Ano? Envie suas dúvidas e a documentação para o e-mail protecaoanimal@smma.curitiba.pr.gov.br. O cadastro para receber as rações do concurso poderá ser feito até dia 16 de novembro, por esse mesmo e-mail.

Taxa de abandono

O incentivo à adoção é um dos pilares que a Rede de Proteção trabalha para diminuir a taxa de animais abandonados. Foto: Javiera Argandona/Unsplash

A coordenadora da Rede de Proteção Animal informa que não existem dados da taxa de cachorros desabrigados em Curitiba e Região Metropolitana. “Mas nós estimamos que exista um cachorro para cada quatro habitantes nessas regiões, e desse total, 3% dos cachorros estejam abandonados”. Ou seja, dos quase 6 milhões de pessoas na região metropolitana e capital, um pouco mais de 1 milhão tem um cachorro em seus lares, contudo, desse total, a Rede de proteção estima que 3%, ou seja, mais de 40 mil cães estão em situação de abandono nas ruas.

Para diminuir esse índice, a Rede de Proteção trabalha quatro pilares:

– Educação: trabalhando com crianças e adultos a importância da guarda responsável e o bem-estar animal;

– Controle reprodutivo: fazendo campanha gratuita de castrações de cães e gatos, priorizando as pessoas em vulnerabilidade social;

– Combate aos maus tratos: com muita fiscalização, uma vez a abandono de animais é crime previsto em lei federal e municipal;

– Incentivo à adoção: promovendo eventos de adoção para que ONGs e protetores independentes possam levar os animais que estão sob a sua guarda.

 

Próximas etapas do concurso

Votação para eleger o cachorro mais fofo de Curitiba e RM encerra em 31 de outubro. Foto: Divulgação

A primeira votação vai até dia 31 de outubro. Na próxima fase, a 2ª votação popular, os 20 cachorros que receberem maior número de votos irão novamente à votação. O processo é o mesmo da primeira fase: sem limites de votos para eleger o cachorro mais fofo de Curitiba e RMC. A segunda votação popular vai de 5 a 18 de novembro.

O Cachorro do Ano

O cachorro mais votado será conhecido no dia 1º de dezembro, em um evento promovido pela Gazeta do Povo, no Parque Barigui, com diversas atrações para o público. Além disso, ele será capa da Revista Viver Bem Animal, na edição de dezembro.

SERVIÇO:

Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018

1ª votação de 17 a 31 de outubro

2ª votação (os 20 mais votados) de 05 a 18 de novembro

Resultado final: 01 de dezembro

Cadastro de ONG com a Rede de Proteção Animal: protecaoanimal@smma.curitiba.pr.gov.br até dia 16 de novembro.

LEIA TAMBÉM:

8 recomendações para você

Deixe seu comentário