Comportamento

Para cerimonialista Roberto Cohen, mesmo os casamentos clássicos devem ter o DNA dos noivos

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
11/03/2016 11:52
Thumbnail
Ajudando a realizar sonhos há cerca de 30 anos, o cerimonialista das estrelas Roberto Cohen vem a Curitiba no domingo (13) para dividir um pouco de sua experiência com as noivas curitibanas no evento Sobre Casar, que acontece nesse final de semana no Hard Rock Café Curitiba.
Tendo produzido os casamento de celebridades como Fátima Bernardes e William Bonner, Juliana Paes e Marcelo Serrado, entre outros, Cohen deve dar dicas sobre os diversos aspectos do planejamento e da execução de uma festa.
À Gazeta do Povo, ele falou sobre casamentos clássicos, as mudanças nas cerimônias nos últimos anos e a que ficar atenta na hora de escolher um cerimonialista.
Como seria uma cerimônia de casamento clássica?
A cerimonia clássica começa com um convite clássico: branco ou marfim, letra cursiva preta, grafite ou dourada, envelope de bico e muito bem caligrafado em caneta de pena, e com os pais convidando. O clássico aconteceria numa igreja ou templo decorada com flores brancas e tapete vermelho, com música ao vivo. A noiva jamais atrasaria esta cerimônia mais que trinta minutos. O ambiente seria confortável, com boa circulação, pista de dança bem perto do bar e dos lounges, mas longe das mesas e buffets para não incomodar quem quer jantar e conversar. Deve ter um menu que atenda todo tipo de convidado: o carnívoro, o vegetariano e, hoje em dia, até os celíacos e intolerantes à lactose. Um clássico deve permitir que você, ao ver as fotos daqui cinco ou 50 anos, jamais se arrependa do que fez e, sim, sinta sempre orgulho! E quando qualquer pessoa vir suas fotos, não consiga dizer quando ocorreu o casamento, porque o clássico é atemporal e resiste ao tempo. Lembre-se: moda passa, mas estilo fica!
LEIA TAMBÉM
E como sair um pouco do clássico sem a elegância?
É fácil sair sem perder a elegância. Aliás, acho que todos devem fazer algo para que sua festa tenha seu DNA e sua interferência, justamente para não ser apenas mais uma. O ideal é buscar algo que seja “100% Você “, seja na música, na comida, uma atração, um discurso, uma brincadeira, um brinde… Qualquer coisa que aconteça no momento certo, para que também não estrague os momentos clássicos e elegantes.
Qual deve ser a prioridade para quem quer fazer um casamento clássico com restrição de orçamento?
A primeira coisa a fazer é orçar TUDO o que se deseja, para se saber o quanto custaria o “evento dos sonhos”, pois assim, ela saberá quanto custará por pessoa e quantos poderá convidar dentro de seu orçamento. Outra opção é recorrer a opções elegantes como: servir um bolo com champagne para todos e depois uma pequena festa para poucos, ou optar um excelente coquetel para todos.
O que mudou na forma de “fazer casamentos” desde o início do seu trabalho como cerimonialista até agora?
Na verdade o que mudou nestes 30 anos foram os clientes! Antes os pais decidiam tudo e a função dos filhos era simplesmente dizer SIM no altar e cumprir um protocolo. As festas eram menores e nem sempre os anfitriões se divertiam. Hoje, os noivos constituem meu maior público. Casais que mudaram completamente o foco das festas, que fazem questão de ter uma festa divertida e que fazem do conforto a palavra de ordem. Eles dão extrema importância ao serviço de bar e à gastronomia, e colocam a música e a pista de dança como o centro da festa. De resto, as decorações também mudaram, mas simplesmente acompanharam tudo o que a tecnologia e a informação trouxeram, não só para as festas de casamento, mas para todos os setores de nossas vidas contemporâneas.
E, finalmente, qual a sua dica para as curitibanas que buscam um bom cerimonialista para ajudá-las na organização do Grande Dia? A que elas devem ficar atentas?
Em primeiro lugar, procure se informar sobre a origem de seu cerimonialista, busque referências sobre ele e suas festas, e pesquise se as festas que ele já realizou se encaixam em seu perfil: isso te poupará muito tempo em explicar a ele quem é você, seu estilo, etc. Em segundo lugar, visite pelo menos dois. Sinta se ele passou para você a confiança e a segurança que você precisa para estar tranquila no seu grande dia! Segurança e confiança são a matéria-prima destes realizadores de sonho!