Celebridades

3 atores que não são médicos, mas dão pitacos (errados)

Camille Bropp Cardoso
06/07/2015 11:26
Thumbnail
Ator pediu desculpas anos depois de ser deselegante com a mulher, Catherine Zeta-Jones. Fotos: Reuters
O ator Michael Douglas, de 70 anos, lutou contra um câncer de garganta há cerca de dois anos. Foi  nessa época que ele cometeu a suprema gafe de dar a entender que, no seu caso, a doença estaria relacionada ao HPV, vírus transmitido sexualmente — mesmo ele sendo fumante por anos e ter tido problemas com abuso de álcool e drogas.
Ao jornal Guardian, ele afirmou ainda que a mesma prática de sexo oral que o teria feito desenvolver o câncer poderia “curar” a doença. Além de inverídica, a declaração levou a mulher do ator, a também atriz Catherine Zeta-Jones, a se separar dele temporariamente.
Douglas voltou atrás em entrevista publicada no dia 29 pela revista Event. Ele afirma que sua intenção em 2013 era de fazer “um comentário de serviço público”. “O que eu estava tentando dizer é que existe uma doença sexualmente transmissível chamada HPV, mas que há uma vacina recomendada para crianças que evita que contraiam esse vírus, que causa certos tipos de câncer, como de língua e de garganta”, tentou explicar.
O episódio levou o Viver Bem a listar outros dois casos de astros que não são médicos, mas que deram pitacos (cientificamente infundados) sobre assuntos de saúde.
Veja:
Jim Carrey é contra as vacinas de hoje em dia
Na quarta-feira (1.º), o ator de 53 anos usou o Twitter para chamar de “fascista” a determinação do governo da Califórnia de vacinar crianças. Segundo ele, as vacinas contêm como conservantes certas neurotoxinas, como o mercúrio, e causariam mais mal do que bem às crianças.
California Gov says yes to poisoning more children with mercury and aluminum in manditory vaccines. This corporate fascist must be stopped.
— Jim Carrey (@JimCarrey) July 1, 2015
Com a repercussão do que falou, Carrey tentou corrigir a situação afirmando ser a favor de vacinas, mas não de neurotoxinas. “Um trilhão de dólares compra a opinião de milhões de experts. Compraria a sua? Vacinas livres de toxinas, um pedido razoável!”, escreveu.
Já cientistas defendem que a forma de mercúrio usada para conservar vacinas é completamente diferente do metal pesado, que é tóxico. Consultado pelo Huffington Post, o diretor de vacinação de um hospital infantil na Filadélfia, Paul Offit, afirmou que o ator prestou um desserviço ao “transformar um ‘não-assunto’ em assunto”.
Tom Cruise critica quem usa antidepressivos
Em 2005, o ator criticou na tevê uma colega, a atriz Brooke Shields, que havia assumido ter se tratado com antidepressivos quando foi diagnosticada com depressão pós-parto anos antes. Cruise afirmou que a depressão pode ser curada com “vitaminas e exercícios”, e que a atriz aceitou tomar esse tipo de remédio por “desconhecer a história da psiquiatria”. O ator também disse não acreditar em desequilíbrio químico do cérebro — resultado da crença dele na Cientologia, seita que prega que doenças mentais são uma fraude.
Em resposta, Brooke afirmou que a única vantagem do “discurso ridículo” do ator foi ter colocado a doença na mídia. Cruise se desculpou pessoalmente com a atriz depois, mas continua sustentando o que disse em 2005.