Celebridades

Aids x HIV: por que eles não são a mesma coisa?

Da redação
17/11/2015 12:45
Thumbnail

Ator norte-americano teria confirmado em entrevista que seria portador do vírus da aids | Joella Marano

O ator norte-americano Charliee Sheen, de 50 anos, anunciou nesta terça-feira (17) ser HIV positivo – o que não significa que ele tenha aids. Separamos algumas perguntas e respostas sobre a doença e o vírus, de acordo com informações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde.
O que significa HIV?
HIV é a sigla, em inglês, do vírus da imunodeficiência humana. Esse vírus é o causador da doença Aids, que ataca o sistema imunológico, atrapalhando a capacidade do corpo humano de se defender. As células mais atingidas por esse vírus são os linfócitos T CD4+. O vírus alterna o DNA dessas células, fazendo cópias de si mesmo e se multiplicando no organismo – atacando mais ainda o sistema imunológico, continuando a infecção.
O que significa Aids?
Aids é a manifestação do vírus HIV. Mas, mesmo que a pessoa tenha o vírus HIV, pode não ter aids, pois os sintomas não se manifestam. Há muitos soropositivos (quem possui o vírus HIV, ou quem é HIV positivo) que passam muitos anos sem ter os sintomas e sem desenvolver a doença.
Se eu tenho HIV, mas não tenho aids, posso transmitir para outras pessoas?
Sim. Embora a doença não tenha se manifestado em sintomas, o vírus pode ser transmitido a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
Ainda existem pessoas com aids ou com o vírus HIV?
Pode parecer uma pergunta boba, mas há quem acredite que o vírus tenha sumido – o que está longe de ser verdade. De acordo com estimativas do Governo Federal, há mais de 600 mil pessoas com aids no Brasil (com a doença manifestada). A taxa de incidência da aids no Brasil, em 2011, foi de 20,2 casos por mil habitantes, e a faixa etária em que a aids é mais incidente, em ambos os sexos, é de 25 a 49 anos de idade.
Qual teste devo fazer para saber se tenho o vírus?
O diagnóstico do HIV é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e testes que detectam os anticorpos contra o HIV dão o diagnóstico rapidamente, em até 30 minutos. Os exames podem ser feitos pelo SUS, nos centros de testagem e aconselhamento.