Celebridades

Xuxa estreia com espontaneidade e programa tem a cara da internet

Willian Bressan
18/08/2015 14:50
Thumbnail
Após 32 anos, Xuxa surpreendeu ao comandar um programa ao vivo. Foto: Blad Meneghel
A estreia do Programa Xuxa Meneghel  na Record na noite de segunda (17) cumpriu mesmo o objetivo prometido: sob a direção de Mariozinho Vaz, a atração mostrou uma Xuxa que o público não conhecia, livre das amarras causadas por uma gravação (tudo é feito e refeito até ficar perfeito), e solta para circular pelos 280m² de cenário após 32 anos de muitos programas gravados na Manchete e na Globo. O roteiro, claramente, estava ali apenas para ajudá-la e lembrá-la do que fazer e não para limitá-la, o que garantiu um ar de modernidade e sem a sensação de “engessamento” sentida em outras atrações do gênero.
Logo no começo, ela surpreendeu revisitando um clássico de sua carreira. Ao buscar emprego na sala do RH da Record, ela respondeu às perguntas com trechos da letra da música. Ao final, a equipe da produção entrava em cena e completava o coro: “somos invencíveis, pode crer!”. Em seguida, Xuxa adentrou o cenário – bonito e com clara inspiração em sua musa Ellen DeGeneres – mas, talvez, um pouco grande demais e com poucos elementos, o que deu um ar de “vazio” em alguns momentos.
Xuxa também recebeu a Cláudia do clássico vídeo “Aham, Cláudia, senta lá!” pediu desculpas e colocou uma cadeira cativa para a menina, que, na verdade, se chama Érika. Destaque para a entrada de Maria no palco, a fiel ajudante de Xuxa, que faz o maior sucesso nas redes sociais. Falando nisso, o público do Twitter se sentiu dentro da atração por conta do roteiro moderno que, em muitas vezes, fez o telespectador se sentir dentro do ambiente digital. Mais um ponto para a produção que fugiu da ideia tradicional que se tem que trazer o público da rede para dentro da tevê é apenas exibir os melhores vídeos do Youtube.
A eterna Rainha dos Baixinhos também visitou casa dos telespectadores que interagiram com ela no Facebook. E ganhou muitos pontos ao anunciar que irá rodar o Brasil para gravar este quadro. Afinal, programas de auditório costumam ficar restritos ao eixo Rio-São Paulo e, em alguns deles, não há, inclusive, interação com a platéia (como pode não aproveitarem do melhor de um programa de auditório?). No de Xuxa, no entanto, isso também não foi problema: ela caminhou entre os convidados, foi várias vezes até eles, e prometeu ainda mais interação nos próximos programas. Uma pena que os telespectadores convidados estavam muito mais preocupados com selfies e fotos com a Rainha do que aproveitar a oportunidade de participar da atração.
Ela, que pediu para que os fãs não falassem mal da Globo, aproveitou a oportunidade para cutucar a Vênus Platinada, que não liberou seus amigos para conferirem à estreia e mostrou que nem tudo que é bom está na Globo. Também respondeu com bom humor às críticas que imita EllenDeGeneres. “Por que não posso me inspirar em Ellen, se muitas apresentadoras já copiaram meu estilo?”.
No geral, a apresentadora surpreendeu e brincou, divertiu, e e entreteu – com qualidade –  durante mais de uma hora em que esteve no ar. Como tinha muita coisa para mostrar -alguns telespectadores ficaram com a sensação de que o programa não tinha pauta – mas isso tende a melhorar nas próximas semanas.
O único porém foi o dia da exibição: mesmo tendo conquistado uma boa audiência, ela poderia se dar ainda melhor nas quarta-feiras à noite, quando o futebol na concorrente abre espaço para o telespectador sintonizar outros canais.  Apesar disso, a audiência respondeu bem. A atração marcou 10 pontos no Ibope, com pico de 12, e ficou isolada na vice-liderança. No Twitter, a atração chegou aos termos mais comentados, rendeu muitos memes divertidos e gerou 22 milhões de impressões (quantidade de visualizações das publicações relacionadas ao assunto).
Confira fotos da estreia:
Alexandre Pires foi o primeiro convidado musical de Xuxa. (Foto: Blad Meneghel)
Alexandre Pires foi o primeiro convidado musical de Xuxa. (Foto: Blad Meneghel)
Apostando na interatividade, Xuxa transitou livremente pela platéia. (Foto: Blad Meneghel)
Apostando na interatividade, Xuxa transitou livremente pela platéia. (Foto: Blad Meneghel)
À vontade, Xuxa se divertiu em seu primeiro programa na Record (Foto: Blad Meneghel)
À vontade, Xuxa se divertiu em seu primeiro programa na Record (Foto: Blad Meneghel)