Colunistas

DOUBLE TROUBLE: Dieta pra quê? O shake do futuro

Antonella Thá
01/10/2016 18:00
Thumbnail

Foto: Shutterstock

Não, você não leu errado. Quando você terminar de ler também vai estar se perguntando “dieta pra quê?”. É que a dieta do futuro já existe e é o shake inibidor de apetite. Já pensou poder apertar o botão da vontade de alimentos hipercalóricos? Negar batata-frita e brigadeiro só porque você não está afim? Pois é! Cientistas das universidades Imperial College London e Glasgow acabaram de inventar a solução, em forma de shake!
Composto por um tipo de fibra chamada inulina-propionato, criada em laboratório, o shake tem bactérias que, apesar de habitarem no intestino, ajudam o cérebro a “desligar o botão” da vontade de comer alimentos hipercalóricos. Ele funciona assim: o propionato faz com que o intestino fabrique hormônios que mandam ao cérebro estímulos para reduzir a “fome de calorias”. Mas sozinho ele não iria funcionar, já que teríamos que ingerir muita fibra para chegar ao resultado desejado.
Ocorre que o combo inulina-propionato disponibiliza uma quantidade muito superior do que se o propiato fosse usado sozinho. O problema foi que, quando a pesquisa foi publicada, há alguns anos, ainda não havia sido vislumbrada a forma como a substância seria vendida, o que agora ocorreu e teve o shake como vencedor. Durante as pesquisas com o shake inulina-propionato, além de a fome ter se reduzido em 10%, o desejo dos alimentos hipercalóricos também foi suprimido.
Com esses estudos, no futuro pode haver uma gama bem maior de variações para o uso da substância. Lembram da PronoKal, aquela dieta do pó que vira pizza e outras gordices? Já pensou se a inventam na versão de inulina-propionato? O problema é que o shake ainda não foi lançado, mas deve em breve ingressar nas prateleiras dos supermercados e no dia-a-dia de todas nós! Ansiosa!