Colunistas

Sintonizando: Realismo demais está derrubando a audiência da Globo?

Willian Bressan
10/10/2015 15:30
Thumbnail

Os Dez Mandamentos conquistou o público. Foto: Divulgação

Os Dez Mandamentos conquistou o público. Foto: Divulgação
O aniversário de 65 anos da tevê brasileira, comemorado em setembro, abre margem para uma discussão interessante: em tempos de NetFlix e programação on demand, será que o brasileiro cansou de novela ou cansou do realismo mostrado nas tramas?  Na Globo, A Regra do Jogo, embora seja um exemplo de folhetim de alto nível, ainda não conseguiu conquistar o telespectador. O “excesso” de realismo é um dos motivos apontados.  
Mas, então, como explicar o sucesso da novela Verdades Secretas, que investia em temas como prostituição e drogas?  Por outro lado, Os Dez Mandamentos é um fenômeno de audiência. Mesmo com uma atuação exagerada às vezes e alguns erros básicos de produção,  os temas universais, o fascínio pelas pragas do Egito, o show de Adriana Garambone (a vilã Yunet)  e o escapismo proporcionado garantem o sucesso. No SBT, Cúmplices de Um Resgate também tem seu telespectador fiel, o que mostra que a audiência está mais pulverizada. Será que, diante dos exemplos,  não seria o caso de produzir novamente tramas de realismo fantástico como A Indomada (1997), que faziam o público “se desligar” e curtir uma boa ficção.
  • A RPC começa a exibir boletins de notícias durante os intervalos da programação aos domingos, com a atualização dos assuntos mais importantes do dia em todo o estado. “É uma forma de otimizar a grade de programação da emissora aos domingos e reforçar o trabalho de nossas equipes que estão no plantão”, conta Sandra Salvadori, gerente de redação da RPC Curitiba.
  • O apresentador Paulo Roberto Galo, da Rede Massa, comemora os bons índices de audiência do Tribuna da Massa 1ª Edição. A atração focada na comunidade é vice-líder e tem vantagem de 19,22% de share contra 17,75% da emissora terceira colocada. Os dados são do Ibope Media Work Station da Grande Curitiba.
  • Acesse também o blog Sintonizando.