i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

10 brincadeiras e muitas ideias para entreter as crianças sem sair de casa

Esfriou ou você simplesmente não quer sair de casa? Relaxe, a diversão com as crianças está garantida com estas dicas simples

  • PorRedação
  • 27/05/2018 11:02
Não é preciso sair de casa para garantir a diversão das crianças. Foto: Bigstock
Não é preciso sair de casa para garantir a diversão das crianças. Foto: Bigstock| Foto:

Não precisa sair de casa para espantar o tédio e entreter as crianças. Com um pouco de criatividade e tempo é possível inventar muitas brincadeiras e ainda estreitar o vínculo familiar. Estimule as crianças a aproveitarem o ambiente longe do celular e da televisão. Resgate brincadeiras antigas, chame os filhos e sobrinhos e aproveite o ambiente. Transforme os espaços dentro de casa. Uma mesa pode ser uma ótima cabana e até os tapetes viram lagos cheios de jacarés com um pouquinho de imaginação. Veja 10 brincadeiras para fazer com as crianças e algumas ideias para brincar e aproveitar o dia com muita diversão.

>> Não ter tempo para nada, nem para família, não é sinônimo de status

1 – Relembre brincadeiras corporais da própria infância. Elástico, Gato Mia, Elefante Colorido, Esconde-esconde, Mãe-Cola são brincadeiras simples e que fazem muito sucesso.

2 – Para os espaços pequenos explore as brincadeiras artísticas. Desenho, pintura, sucata, são ótimos materiais para brincar.

3 – Faça massinha caseira com as crianças e depois explore a brincadeira. Use as forminhas antigas que geralmente ficam perdidas pela casa. Até as de brincar na areia servem.

4 – Confira a receita e coloque a mão na massa: 1 copo de água, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de óleo de cozinha, 500 gramas de farinha de trigo e algum corante (pode ser os naturais, tipo urucum, beterraba em pó ou colorau).

5 – Construir brinquedos novos, ou dar vida a objetos, com simples boquinha e olhinhos de papel já dão pano para muita brincadeira!

6 – A exploração de diferentes texturas pode ser o suficiente para que a pintura ganhe uma nova cara e se torne outra brincadeira. As esponjas que já não são usadas, por exemplo, podem virar ótimos pincéis. Galhos, folhas e demais materiais que encontramos no jardim também podem virar pincéis, ou até carimbos.

7 – Mudar os ambientes também é uma ideia infalível. O quarto pode virar cozinha, restaurante, nave espacial, lojinha, mercado, ou o que a imaginação permitir.

8 – Fazer cabaninha usando lençóis, cadeiras ou sofás é uma ótima forma de brincar e passar o tempo. Nesse friozinho, melhor ainda.

Fazer uma cabana cria uma nova atmosfera dentro de casa. Foto: Bigstock
Fazer uma cabana cria uma nova atmosfera dentro de casa. Foto: Bigstock

9 – Você sabe se tem vizinhos com crianças em casa? Quem sabe, eles também estejam pensando em coisas para fazer e, com amigos, é sempre mais divertido de brincar.

10 – Dançar! Essa é uma atividade que além de ser muito legal, também é uma oportunidade de mostrar às crianças as músicas que os pais gostam e também conhecer o gosto dos filhos. Aproveite os instrumentos da casa e acompanhe o ritmo musical.

Mais dicas

Fuja das brincadeiras prontas e aventure-se na produção de brinquedos. Que tal construir uma pipa com seu filho e ir soltá-la no parque ou na rua?

Se você mora em apartamento, inclua pelo menos uma hora de brincadeiras ao ar livre. Uma volta na praça ou conhecer um pouco mais o bairro rendem bons momentos;

Atividades culinárias sempre fazem sucesso. Mas atenção: vá para a cozinha com tempo e paciência para ensinar os pequenos e limpar a bagunça depois. Aliás, deixar a criança participar dos afazeres e mostrar interesse na ajuda deles é um aprendizado e tanto para as crianças;

Convidar amigos é sempre uma ótima ideia. Que tal fazer um concurso de piadas e da brincadeira “o que é, o que é” ou fazer gincanas dentro de casa?

LEIA TAMBÉM

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.