Comportamento

Flávia Schiochet

Ao mestre, com carinho: 10 frases para homenagear no dia do professor

Flávia Schiochet
08/10/2018 18:56
Thumbnail
A figura do professor é central da primeira infância ao ensino superior, e nada mais justo que homenageá-lo pelo menos uma vez por ano. Como sugestão para marcar o dia do professor, celebrado em 15 de outubro, o Viver Bem selecionou dez frases de pensadores, pedagogos e poetas sobre a nobre profissão de educador:
1 – O criador do dia do professor merece o primeiro lugar da lista. O paulistano Salomão Becker propôs, em 1947, que os discentes do Colégio Caetano de Campos, do qual era integrante, se reunissem para discutir a profissão. Sua frase mais famosa é a seguinte afirmação: “Professor é profissão. Educador é missão.”
2 – Para os professores apaixonados por poesia, uma frase célebre da poetisa goiana Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
3 – Voltando dois milênios e meio no tempo, Pitágoras já observava a importância da educação para um futuro harmonioso: “Educai as crianças e não será preciso castigar os homens.”
4 – Na mesma toada, o educador brasileiro Paulo Freire cravou: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
5 – Bertold Brecht, dramaturgo alemão, é conhecido por seus aforismos e poemas de resistência. Sobre o papel do professor, ele escreveu: “Quem não está disposto a estudar não deve ensinar, o professor deve ensinar a estudar.”
6 – O psicólogo suíço Jean Piaget é autor de duas frases que definem o papel do professor e da educação no estímulo ao raciocínio do aluno. Uma delas é “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.”
7 – Outra declaração atribuída a Jean Piaget é a seguinte: “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”
8 – O pedagogo norte-americano Amos Alcott viveu no início do século 19 e quebrou paradigmas como professor: focou no ensino baseado em conversação (muitas vezes, sobre espiritualidade) e evitava castigos corporais, algo comum à época. É de sua lavra a afirmação: “O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência.”
9 – O teólogo norte-americano Tryon Edwards é contemporâneo de Amos Alcott e segue a linha cristã de pensamento do pedagogo. Uma das afirmações atribuídas a ele é “Despertar interesse e inflamar o entusiasmo é o caminho certo para ensinar facilmente e com sucesso.”
10 – “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.” A frase é de Nelson Mandela, revolucionário sul-africano que foi contra o regime apartheid e ex-presidente de seu país. Em tempos de incentivo à esperança, combina com a dedicatória “ao mestre, com carinho”.

***

LEIA TAMBÉM