Comportamento

Luan Galani

Barbearias retrô: conheça onde são feitos barba, cabelo e bigode dos novos tempos

Luan Galani
16/07/2016 19:27
Thumbnail

A barbearia Grilo Gringo é a primeira custom house do Paraná. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Aquele velho conceito de um salão masculino só para fazer barba e cabelo ficou no passado. Hoje as barbearias se calcam em serviços de altíssima qualidade e personalização, mas se consolidam cada vez mais também como áreas de lazer para o público masculino.
“É unir o útil ao agradável: faço a barba aqui porque é difícil aparar em casa sozinho e porque o ambiente é descontraído, o papo com os barbeiros é legal e a gente já aproveita para beber uma cerveja”, conta o coordenador de logística Natan Nogueira, 29 anos, que frequenta a barbearia Grilo Gringo no Alto da XV.
“Barbearias vintage tem de monte por aí. O nosso diferencial, a nossa alma é a cultura custom, que preza pela personalização e pela identificação do estilo da pessoa com o local”, diz o empresário Marco Guimarães, um dos sócios da Grilo. Na barbearia, o preço médio para barba e cabelo fica em torno de R$ 100.
Basta observar o exemplo do treinador de boxe Victor Haygert, 40 anos, que frequenta a Grilo desde a sua inauguração há dois anos. “Eu faço cabelo e barba aqui, e já até aproveitei para personalizar minha moto”, confidencia.
Aos sábados, por exemplo, um dos dias de maior movimento na barbearia, é possível ver a gama de serviços oferecidos que atraem os clientes. Além da barbearia com decoração temática inspirada nos barber shops norte-americanos das décadas de 1920, 1930 e 1950, a Grilo conta também com um estúdio de tatuagem, uma oficina de personalização de motocicletas, cervejaria, loja de roupas e itens de decoração retrô e food truck.
O que também leva os homens a procurar o ambiente especializado da barbearia é o cuidado com a saúde. “Cuidar dos pés ou das mãos fora da barbearia é muito arriscado. Eu tenho diabetes, por exemplo, e qualquer corte pode sangrar muito, virar uma complicação e infeccionar”, confidencia o médico geneticista Rui Fernando Pilotto, que frequenta a Barbearia Clube, nas Mercês.
A barbearia oferece também serviços de acupuntura e podologia, e dispõe de um espaço para assistir jogos de futebol na televisão e para degustar cervejas.