Comportamento

Nove situações embaraçosas para contornar em festas

Eloá Cruz
11/04/2016 22:00
Thumbnail

Jamais se envolva em brigas ou discussões que não lhe dizem respeito. Foto: Pexels.com.

Quem nunca teve que contornar um constrangimento numa festa de gala? Diante de uma situação embaraçosa, às vezes fica complicado saber qual é a melhor maneira de resolver o problema. Afinal, estamos suscetíveis a pequenos acidentes com a roupa ou mesmo com pequenas gafes entre convidados.
Para sair desses acidentes com educação e elegância, conversamos com a consultora de etiqueta social Cíntia Demori para descobrir como resolver nove pequenos problemas com naturalidade.
1. O salto quebrou, e agora?
O ideal, de acordo com a consultora de etiqueta social, é ir embora. Porém, ir a uma loja próxima – se o horário e o local da festa ajudarem – e comprar um novo par de sapatos pode ser uma boa saída. “Se o evento permitir que você fique sentada, sem caminhar muito, dá para contornar”, explica a profissional. O proibido, nesse caso, é andar descalço.
2. Não gosto ou não como o que foi servido
O jeito é disfarçar e comer. “Normalmente, um prato não é composto de uma coisa só. Ele vem com acompanhamentos, guarnições. O adequado é que você coma tudo o que der para comer”, sugere Cíntia. De jeito nenhum avise ao anfitrião que você não vai comer ou que não gosta do que foi servido.
3. Eu a chamei pelo nome errado
Se você mesmo percebeu o erro, peça desculpas e corrija na hora. Se caso o próprio convidado fizer a correção, se desculpe e continue a conversa. “Quando se pede desculpas demais, a gafe aumenta e a situação fica constrangedora para as duas partes”, salienta a consultora de etiqueta.
4. Como posso contornar brigas
Jamais se envolva em brigas ou discussões que não lhe dizem respeito. O ideal, segundo Cíntia, é fazer de conta que não está percebendo a situação. Se tiver como sair de perto, mudar de mesa ou dar uma volta pelo salão, melhor.
5. Escolhi a roupa inapropriada para a ocasião
Neste caso, o tipo de postura depende de cada um. Se o incômodo for muito, o melhor mesmo é voltar para casa. Mas se você tem estilo suficiente para sustentar o erro, continue na festa e tenha cuidado para apresentar boa postura e conversa. “Em caso de dúvidas de como se vestir na ocasião, pergunte antes ao anfitrião”, explica a consultora.
6. Convidada(o) com roupa igual a sua
O indicado é fazer de conta que não está acontecendo. Leve a coincidência numa boa. Se caso o encontro com o outro convidado(a) for inevitável, vale até fazer um comentário sobre a escolha com bom humor. “Pode até dizer : ‘que bom gosto você tem para se vestir’”, sugere Cíntia.
7. Rasguei ou sujei minha roupa sem querer
Enfrente a situação da melhor maneira possível. O melhor mesmo é tentar diminuir o estrago. Se a roupa ficou suja, tente limpá-la no banheiro. Ter uma meia-fina extra na bolsa é ótimo se acontecer de ela desfiar. “Não precisa voltar para casa se a roupa sujar. As pessoas vão perceber que a mancha foi um acidente feito durante a festa”.
8. Estraguei ou quebrei algo na casa do anfitrião
Avise imediatamente o dono(a) da festa e se ofereça para pagar o prejuízo. “Na maioria das vezes, a anfitriã não se incomoda e diz ao convidado não se preocupar com o estrago”, comenta Cíntia. O que não pode mesmo é fingir que não foi você.
9. Estou passando mal, e agora?
Se você acha que dá para contornar, tudo bem. Mas se o mal estar for realmente forte, com enjoos, é melhor ir embora. Uma dica interessante é procurar o organizador da festa, seja ele um cerimonial, assessor, promoter, host, e pedir a ele um medicamento para aliviar o incômodo.
Leia mais: