Comportamento

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo

Conheça as iniciativas locais de apoio ao Outubro Rosa

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo
06/10/2016 20:30
Thumbnail

Foto: Bigstock

Criado em 1990, nos Estados Unidos, a campanha do Outubro Rosa é uma ação mundial para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. O mês é marcado pela conscientização da população sobre os exames periódicos, com o intuito de obter um diagnóstico precoce e evitar que a doença tenha um final triste.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo todo, assim como no Brasil. Ele atinge cerca de 25% dos casos da doença a cada ano. Esse tipo de câncer também se manifesta nos homens, porém com uma representatividade bem menor: apenas 1% do total dos casos.
O Instituto alerta para que os cuidados dobrem depois dos 35 anos, quando a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, e que só se intensifique com a idade. São diversos tipos da doença, que tirou a vida de cerca de 14 mil brasileiros (181 homens) no ano de 2013. Para 2016, existe uma estimativa de quase 58 mil novos casos no país.
Veja abaixo iniciativas da região que reforçam a importância  da campanha:

Laci Baruffi

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A artista plástica catarinense Fabiana Langaro Loos, em parceria com a designer de bolsas Laci Baruffi criaram uma edição limitada de shopper bags com estamparia digital que reproduz os traços da Love Pink, uma tela de 30cmx30cm pintada especialmente para esta ação.
As shopper bags do bem, sacolas ecológicas, foram desenvolvidas em tecido de algodão estão à venda a em toda a rede de lojas Laci Baruffi em Santa Catarina e no Paraná, além do comércio online. 20% do faturamento com este produto será doado para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú.
Onde: Shoppings Mueller e Curitiba.

***

Grupo TAJ

No Santa Marta Bar todas as sextas-feiras têm apresentações somente de artistas mulheres. Nesta sexta (14) quem se apresenta é a cantora sertaneja Michelle Reich. A festa começa às 20h. A entrada antes das 21h é R$15 (feminino) e R$30 (masculino). Depois fica R$20 (feminino) e R$40 (masculino).
O Taj terá neste domingo (16) a Festa Outubro Rosa, em parceria com a marca Lança Perfume. Estarão presente seis DJs, todas mulheres: Carla Elektra, Karina K, Ju Lopes, AnaLy, Gabi Lima e Hiorrana. Durante o evento, serão vendidas camisetas especiais da campanha Woman Power, e todo o lucro obtido será revertido para a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). A festa começa às 17h30. A entrada até as 20h é R$12 (feminino) e R$25 (masculino). Até as 22h o sushi bar fica com 50% de desconto.
Onde: Taj. Rua Bispo Dom José, 2.302 – Batel. Santa Marta. Rua Bispo Dom José, 2.030 – Batel. Mais informações pelo telefone:  (41) 3343-4467.

***

Clifame

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Clifame vai examinar gratuitamente cerca de 200 mulheres de Curitiba e Região Metropolitana. Serão duas semanas de atividades especiais, planejadas com a intenção de difundir conhecimento sobre o tema.
Nos dias 14 e 15 de outubro, das 9h às 13h, a rotina da Clifame será alterada para atender especialmente às mulhers que não têm condições financeiras. Uma técnica de enfermagem fará exames de glicemia e pressão arterial, além de orientar as pacientes sobre a importância da realização do autoexame.
Além das recomendações de saúde, as mulheres que visitarem o espaço receberão uma sessão quick massage gratuita e brindes exclusivos por ocasião da campanha educativa. O ambiente terá decoração temática e uma equipe especial distribuirá material educativo pelas ruas de Curitiba. No dia 22, às 11h haverá palestra com Vanusa Vicelli, da ONG Laços do Peito.
Onde: Rua Conselheiro Laurindo, 73 – Centro. Telefone: (41) 3223-1262.

***

LANAC 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A fachada da sede central do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas está cor-de-rosa. Na 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que acontece entre os dias 17 a 21 de outubro, o laboratório recebe a médica ginecologista Ana Teresa Stalchmidt Cipriano, que ministrará palestra sobre prevenção do câncer de mama e métodos contraceptivos para os 300 colaboradores da empresa.
No final do mês, o LANAC abre as portas para a comunidade para falar sobre prevenção do câncer de mama, palestra também proferida por Ana Teresa. O evento acontece no dia 26 de outubro, às 14h, no auditório da sede central, e oferece 100 vagas para a população. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3023-1749.
Onde: Rua Itupava, 987 – Hugo Lange. Telefone: (41) 3023-1749.

***

Companhia Athletica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A unidade da rede localizada no piso G6 do ParkShoppingBarigüi está coletando lenços de cabelos durante todo o mês e irá destiná-los ao Instituto Humsol. A ONG reúne voluntários que atuam em prol da Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama, principalmente disseminando informações sobre a doença e alertando a respeito da importância dos exames. Para doar, só é preciso se identificar na recepção.
A Companhia Athletica também possui um hotsite da “Amiga do Peito”, que oferece, por meio de um cadastro básico de informações, a oportunidade de receber lembretes mensais do autoexame.
Onde: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê. Piso G6. Telefone: (41) 3241-5000.

***

CrossFit Barigui

A academia está propondo um desafio pensado pela coach Tatiane Brüsch e pela nutricionista Luciana Peixoto para reunir as mulheres da CrossFit Barigui e da comunidade em prol da conscientização sobre o câncer de mama.
O programa começa dia 10 de outubro e vai até 4 de novembro. São quatro semanas sem consumir açúcar e adotando uma alimentação saudável. Com o nome “No Shorts, No Problem“, o desafio só permite o consumo de açúcar das frutas.
Para participar, é preciso doar algum cosmético ou comprar a camiseta da campanha que terá o custo de R$ 60. Os itens de beleza arrecadados serão doados para pacientes com câncer de mama de uma instituição da cidade em parceria com o projeto Laços do Peito.
O evento também é aberto ao público, por isso tanto as alunas quanto as mulheres que não treinam na academia devem ficar atentas aos exercícios postados na página do Facebook da CrossFit Barigui.
Onde: Rua Augusto Stresser, 1.619 – Juvevê. Telefone: (41) 3149-0202.

***

Rede Mabu

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Durante todo o mês as hóspedes e colaboradoras da Rede Mabu receberão um material impresso, que reforça a importância da prevenção e da detecção precoce da doença e sobre o autoexame. Os quatro hotéis da Rede, localizados em Curitiba e em Foz do Iguaçu participarão da ação. O material da campanha ficará disposto nos quartos e nas recepções de cada hotel.
Onde: Mabu Curitiba Business. Rua XV de Novembro, 830 – Centro. Telefone: (41) 3219-6000. Mabu Curitiba Express. Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.609 -CIC. Telefone: (41) 3341-1400.

***

Rede Bourbon e Serra Verde Express

Foto: Serra Verde Express/Divulgação
Foto: Serra Verde Express/Divulgação
Com objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a rede de hotéis e resorts Bourbon realizará palestras com profissionais de saúde no Bourbon Cascavel. O ingresso é uma peruca ou lenço que serão doados a  instituições de assistência às mulheres com câncer e a palestra não é aberta ao público.
Além disso, haverá iluminação especial, laços na lapela dos funcionários, cartazes nos elevadores, biscoitos artesanais na cor da campanha, informativos e cafés especiais.
A rede, juntamente a empresa Serra Verde Express, também promoveu um passeio de trem completo pela Serra do Mar, com almoço e passeio por Morretes e Antonina no dia 1º. No passeio, estiveram presentes 48 mulheres que estão em processo de tratamento do câncer de mama. A  Esal Flores, parceira da campanha, distribui 150 rosas para as mulheres, durante o embarque do trem na plataforma da Serra Verde Express.
No dia 22 de outubro, em parceria com o Sesc, os realizadores da campanha vão promover exames gratuitos preventivos ao câncer, em uma carreta especialmente equipada, que ficará estacionada na sede da Serra Verde, na estação ferroviária. Os exames a serem realizados são mamografia, papanicolau e análise de pele. O atendimento será feito das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A Campanha Outubro Rosa 2016 da Serra Verde conta também com o apoio de outras marcas como Nutrimental, GMORO, LWTur , Câmara da Mulher, e SESC.
Onde: hotéis Bourbon e Estação Ferroviária. Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Centro.

 ***

Nilma Noivas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em união com a Associação das Amigas da Mama (AAMA), a loja Nilma Noivas realiza campanha de arrecadação de lenços, maquiagens, bijuterias, produtos de beleza e demais acessórios até o fim de outubro. O objetivo é auxiliar no resgate da autoestima de mulheres que sofreram com os efeitos e tratamento do câncer de mama.
As doações podem ser entregues no horário de funcionamento da loja: de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30 e aos sábados das 9h às 14h. Os funcionários tiveram palestra sobre o tema, usarão bottons da campanha durante todo o mês e estão envolvidos na arrecadação.
Onde: Tv. José Zilioto, 76 – Centro. São José dos Pinhais. Telefone: (41) 2105-5467.

***

Shopping São José

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em parceria com o Instituto Rosa Klass, o Shopping São José realiza campanha de doação de lenços e perucas. As arrecadações serão destinadas ao projeto “Lenço Amigo”. No ano passado, foram doados 220 itens.
As doações devem ser deixadas no SAC, localizado no piso L1, até o dia 31 de outubro. Outras ações estão sendo realizadas, como iluminação da fachada, disposição de flores cor-de-rosa e distribuição de bottons aos colaboradores internos.
Na Vitrine de Ideias do Shopping terá um bate-papo no dia 11, às 19h “Eu também penso Rosa” – Da prevenção a autoestima, que faz parte do projeto Rosa Klass. Já no dia 27, também às 19h, haverá uma conversa sobre alimentação para mulheres depois dos 30 com a nutricionista Caroline Claudino. Ambas palestras são gratuitas.
Onde: Rua Dona Izabel A Redentora, 1434 – Centro. São José dos Pinhais. Telefone: (41) 3035-1500.

***

Shopping Mueller 

Foto: Rafael de Cristo/Divulgação
Foto: Rafael de Cristo/Divulgação
Pelo quarto ano consecutivo, o Shopping Mueller participa do Movimento Pense em Você. Serão realizadas três ações no total, durante o período de 18 a 22 de outubro: uma pop up store no piso L3, o lançamento do livro Pense em Você e um espaço kids.
Os visitantes poderão escrever mensagens para as mulheres que conhecem ou deixá-las para serem encaminhadas, por meio do Instituto Humsol, para mulheres que estão enfrentando o tratamento contra o câncer de mama. Os recados serão colocados em garrafas de vidro que também poderão ser customizadas.
O livro Pense em Você, desenvolvido em parceria com o Instituto Humsol e com a curadoria da presidente Tânia Mary Gomez, conta com depoimentos de especialistas, histórias de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e um guia com os principais locais que oferecem apoio para quem está enfrentando a doença. Ele será vendido na loja por R$ 20. Toda verba será destinada aos projetos do Instituto Humsol.
A loja ainda contará com um espaço kids e com a exposição de mensagens dos alunos do Colégio Marista. Neste espaço as crianças poderão desenhar e escrever suas próprias mensagens e haverá oficina de customização de garrafinhas de vidro.
Onde: Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico. Piso L3. Funcionamento da loja: das 14h às 22h. Telefone: (41) 3074-1000.

***

Shopping Jardim das Américas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A campanha do Shopping Jardim das Américas com nome “Outubro Rosa – Por uma vida em forma de laço” terá ação focada em adesivos cor-de-rosa com o recado: “Não esquecer: autoexame. Você ou alguém que você ama pode se prevenir do câncer de mama”. Estão presentes nas portas dos elevadores, nas mesas da Praça de Alimentação e nos espelhos dos banheiros. Os lojistas também colarão os adesivos nas sacolas de compras. Os colaboradores do empreendimentos estão com laços rosas nos uniformes e a fachada está iluminada na mesma cor.
Até o dia 30 de outubro será  exibida a mostra “Vista Saúde com Arte”, no Espaço Cultural do Shopping (1º Piso). Por lá, 16 artistas visuais paranaenses apresentam camisetas customizadas em prol da Associação das Amigas da Mama (AAMA). Elas estão sendo vendidas por R$ 50 e a renda será revertida à entidade. No dia 17, às 19h30, será o coquetel comemorativo à ação, reunindo os artistas, pacientes e convidados, além do coral das senhoras da AAMA. A exposição é gratuita e fica aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Onde: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas.Telefone: (41) 3366-5885.

***

Hospital Santa Cruz e Mary Kay

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 No dia 26, a partir das 8h, o hospital oferecerá palestra sobre o câncer aos pacientes, familiares e clientes. Os participantes também poderão saber mais sobre os serviços oferecidos pela instituição. A agenda conta com apresentações dos profissionais da Oncologia, Psicologia, Farmácia e Nutrição, alguns dos setores envolvidos diretamente no atendimento aos pacientes com câncer.
Haverá também outra palestra, no mesmo dia, que contará a história de vida de Ana Paula Nacer, blogueira e paciente do serviço de oncologia do HSC, a partir das 11h30. O hospital ainda terá cursos de beleza oferecidos pela Mary Kay, que acontecem durante todas as sextas-feiras do mês. No dia 7, o tema será limpeza de pele, seguido de maquiagem para os olhos (14), sobrancelhas (21) e maquiagem facial (28).
Onde: Av. do Batel, 1.889 – Batel. Auditório do prédio e setor de oncologia (8º andar). Telefone: (41) 3312-3000.

***

 ***

Hospital Erasto Gaertner

O Hospital Erasto Gaertner, em parceria com a The One Harley-Davidson, Hard Rock Cafe, Four Points by Sheraton, Go Inn, Quality, Radisson, Atlantica Hotels, e Restaurante Madalosso, realizará um evento diferente com duração de três dias. Durante 21,22 e 23 de outubro mais de mil motociclistas de todo o Brasil estarão em Curitiba (PR).
Os ingressos estão à venda pelo site em forma de pacotes. A programação da campanha se inicia no dia 21 de outubro, com recepção na The One Harley-Davidson e com festa oficial no Hard Rock Cafe. Já no dia 22, acontece o esperado desfile de motos pela cidade e o almoço no Restaurante Madalosso, com leilão e apresentação de bandas. No domingo, os motociclistas terão o dia livre na cidade.
A renda será totalmente revertida para a reforma e a ampliação da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Erasto Gaertner. A obra é necessária para a implantação do Sistema Cirúrgico Robótico (o primeiro do Paraná e Santa Catarina).
Onde: toda a cidade. Telefone Erasto Gaertner: (41) 3361-5000.

***

Restaurante Nou Nikkei Cuisine

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O barman Gabriel Bueno, do restaurante de culinária japonesa e peruana, criou uma releitura do clássico pisco sour. O coquetel a base de pisco, limão, xarope de açúcar e albumina, leva um toque de grenadine e anelina rosa. O drink batizado de “Outubro Rosa” está disponível na casa por R$ 28,00 e terá 50% do valor revertido à Associação das Amigas da Mama (AAMA).
Onde: Rua Fernando Simas, 333 – Batel. Aberto de terça a sábado, a partir das 19h. Telefones: (41) 3538-6956 e (41) 9696-9999.

  ***

Verd &Co. e Fru-Fruta 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O restaurante curitibano Verd & Co., especializado em comida saudável e criativa, em parceria com a chef Pati Bianco, da Fru-Fruta – Receitas e Hábitos Saudáveis, acaba de lançar uma receita exclusiva para o “Outubro Rosa”: o Verrine do Bem. A sobremesa é elaborada com um bolinho de maçã, feito com óleo de coco, creme aveludado de uva rosa, morangos frescos e crocante pink de flocos de arroz. Não contém glúten, lactose, açúcar refinado ou corantes artificiais.
A Verrine do Bem custa R$ 10 e será vendida durante todo o mês de outubro. 100% do lucro será destinado ao Hospital Erasto Gaertner.
Onde:Rua Coronel Dulcídio, 588 – Batel. Aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 23h. Telefone: (41) 3024-3003.

  ***

Rede Paranaense de Comunicação 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Depois da campanha de 2015, que arrecadou e entregou mais de 12 mil lenços, este ano a RPC, afiliada da Globo no Paraná, está incentivando o público a escrever cartas com mensagens positivas que serão entregues para mulheres em tratamento no Paraná.
As cartas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas para as sedes da RPC em todo o Paraná. Empresas que desejarem aderir à campanha também podem se tornar postos de coleta de cartas, só é preciso entrar em contato com a RPC pelo e-mail outubrorosa@rpc.com.br.
Além disso, durante o mês de outubro as torres de transmissão da RPC em Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu estão iluminadas com a cor rosa. Também foi criada uma página especial no site da RPC com entrevistas com especialistas e artigos publicados semanalmente, dicas de prevenção, uma agenda dos eventos que acontecem no Outubro Rosa, e o mapa completo com a localização das entidades que atendem pacientes em todo o Paraná.
Onde: RPC Curitiba. Rua Mamoré, 753 – Mercês.

***

Sindicato das Escolas Particulares do Paraná

À convite da RPC (Rede Paranense de Comunicação), o Sinepe/PR pediu para que os alunos das escolas particulares escrevessem cartinhas para os pacientes em tratamento de câncer de mama.

***

Instituto A.Yoshii

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Projeto Criando Arte, do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii doou 220 cachepôs feitos pelos voluntários para a decoração do jantar da Associação das Amigas da Mama (AAMA). O evento foi nesta quarta-feira (5) no Restaurante Madalosso, às 20h. Os cachepôs serão vendidos pela ONG após o evento para apoiar as ações do grupo e ampliar o poder do voluntariado.
O Projeto Criando Arte tem como filosofia a sustentabilidade e o reaproveitamento por meio do artesanato sustentável, que reutiliza materiais descartáveis. O projeto é aberto para a participação das famílias dos colaboradores da Construtora A.Yoshii e para a comunidade. As aulas de artesanato sustentável acontecem semanalmente.

 ***

Grupo Pitlak

Flores dadas às funcionárias. Foto: Divulgação
Flores dadas às funcionárias. Foto: Divulgação
No dia 3, a empresa recebeu as funcionárias com flores. Todos os colaboradores ganharam um informativo de conscientização a respeito da importância do exame preventivo. Durante o mês, as embalagens de alimentos terão a logo do grupo em rosa.
Onde: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1000 – Cidade Industrial. Telefone: (41) 3347-4000.

***

Viccenza e Liz

Na quarta edição do Outubro Blush, as marcas Viccenza e Liz promovem duas palestras sobre os cuidados com a saúde e a importância da prevenção. A primeira foi realizada no Pátio Batel, nesta terça-feira (4) e outra ainda irá acontecer no dia 11, no Park Shopping Barigui.
As palestras são dadas pela médica ginecologista e geriatra Angela Carvalho, e estão abertas ao público em geral. A próxima acontece a partir das 19h, na livraria Fnac.
Onde: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê. Telefone: (41) 4003-4138.

***

Impelle e Melon Melon

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As duas marcas criaram uma camiseta que já está sendo vendida nas lojas da Impelle. Cada uma custa R$ 88 e a renda é totalmente revertida para a Associação das Amigas da Mama (AAMA). No dia 18 a loja realiza evento aberto ao público às 14h. Haverá bate-papo com médica oncologista Dra. Maria Cristina Magalhães e presença de 35 embaixadoras que já compraram e estarão vestindo a camiseta.
Onde: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2.073 – Batel. (41) 3342-3904.

 ***

Dermafeme

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A marca de higiene íntima feminina do Grupo CIMED produziu 100 mil unidades comemorativas com embalagens cor-de-rosa a serem comercializadas durante o mês de outubro. Parte das vendas será revertida para pesquisas, diagnósticos, ensino e tratamento do câncer.
Fazem parte da campanha folhetos, folders, chaveiros, bexigas, bottons e faixas de gôndola. Na corrida de 16 de outubro da Stock Car, em Curitiba, a marca terá um carro da equipe Cimed Racing personalizado de rosa.
Para as colaboradoras, a marca dará palestras educativas, dicas de saúde e a disponibiliza a exposição “Câncer – conhecer para prevenir”.

***

Dermacyd

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A marca lançou uma edição especial do Dermacyd pro bio fragrância femina floral, que dá início à campanha ‘Saúde Íntima para Todas’. Parte da renda adquirida com a venda da edição será revertida para oferecer cuidados e conscientização sobre a importância da saúde feminina. O produto está à venda nas principais farmácias e supermercados do País, na versão de 200 ml, pelo valor sugerido de R$ 18,90.

***

Mahogany

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, a marca realiza a campanha Rosas de Outubro. Durante esse mês, 2% das vendas dos produtos das linhas Linhas English Rose e Lavanda & Algodão será destinado para o projeto De Bem com Você – A Beleza contra o câncer. A iniciativa oferece oficinas de auto-maquiagem a mulheres em tratamento oncológico, buscando a melhoria na autoestima.

Onde: Shopping Curitiba. R. Brigadeiro Franco, 2300 – Batel. Telefone: (41) 3077-8593 e no site.

***

OAB-PR e Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e a OAB-PR prepararam uma programação especial para o Outubro Rosa, neste ano com o tema “Prevenção: Palavra de Ordem”. São oferecidas palestras de orientação à saúde e nutrição funcional. As inscrições são gratuitas para advogadas pelo e-mail caixa@caapr.org.br. As participantes ganham camiseta do Outubro Rosa.
No dia 22 de outubro, acontece a “Caminhada e Corrida Outubro Rosa”, com concentração a partir das 7h30 no estacionamento da Seccional. As inscrições podem ser feitas na secretaria da CAA-PR ou pelo site da entidade mediante pagamento do valor de R$ 35. Os inscritos têm direito ao kit contendo camiseta, número de peito, squeeze, necessaire, mini creme hidratante, mini filtro solar, kit limpeza de óculos e boton Outubro Rosa.
Também haverá campanha de vacinação contra o HPV. As advogadas e dependentes a partir dos nove anos devem fazer reserva preenchendo a ficha cadastral no site. São três doses, que custam R$ 70 para advogadas e R$ 100 para dependentes.
Durante o mês de outubro, a CAA-PR e a OAB arrecadam lenços de cabelo, que serão destinados às assistidas pela Associação das Amigas da Mama (AAMA). As doações devem ser entregues na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú) ou no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 – Centro), até o dia 31.

***

GOL

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A GOL, em parceria com a Associação Américas Amigas, disponibiliza nas aeronaves um encarte ilustrado com instruções para realização do autoexame, no mesmo formato do cartão de segurança. A tripulação também está orientada a passar uma mensagem enfatizando a importância da conscientização do câncer de mama e divulgando a campanha.
A cada 100 fotos postadas nas redes sociais com algum item rosa e a hashtag #VoeRosaGOL da campanha, a GOL irá doar um par de passagens para permitir que mulheres diagnosticadas com câncer de mama viajem em busca de tratamento em outras regiões do país.

***

Azul

Em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), a Azul realiza campanha com mulheres que superaram o câncer. O grupo irá entrar em diversas aeronaves em dez cidades do país para transmitir dicas para detecção precoce à doença e contar sobre suas histórias de superação. Em Curitiba, a ação será em 27 de outubro.

***

Madero e Amigos do HC

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Rede de Restaurantes Madero, no dia 29 de outubro, irá oferecer parte da renda de seus sanduíches para a luta contra o câncer de mama do Hospital de Clínicas. Neste dia eles virão embalados em papel manteiga cor de rosa. Os recursos serão destinados ao Serviço de Oncologia do Complexo do HC da Universidade Federal do Paraná. Durante todo o mês de outubro, os clientes do Madero de todo o Brasil receberão flyers sobre a campanha.
Além disso, um grupo de mulheres em tratamento será convidado para degustar a tradicional e premiada sobremesa da Rede: o petit gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas e sorvete de vanilla. Ela será feita e servida no próprio ambulatório.
Onde: Restaurantes Madero.

***

 Colégio Marista Paranaense

Cerca de 200 alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense realizarão um flashmob surpresa na praça de alimentação do Shopping Pátio Batel. O evento acontece nesta sexta-feira (7), ao meio-dia. A ação faz parte de um projeto desenvolvido nas aulas de inglês, com objetivo de associar o ensino da língua por meio da música, aliada a uma ação solidária. A música escolhida para a edição desse ano é “Our Own House”, do grupo MisterWives.
No ano passado, os alunos realizaram um flashmob sobre a prevenção às doenças cardíacas.  O vídeo está disponível no link.
Onde: Shopping Pátio Batel. Avenida do Batel, 1868 – Batel.

 ***

Tem uma iniciativa? Envie para viverbem@gazetadopovo.com.br