Comportamento

Redação

“O Boquera é meu país”: como um curitibano transformou um bairro em um hit de sucesso

Redação
26/04/2018 09:40
Thumbnail

No clipe, o diretor de cinema homenageou os principais lugares do bairro, como o Quartel do Boqueirão. Foto: Reprodução Facebook / Luccas Soares

“O Boquera é meu país, o Boquera é minha raiz. No Boquera eu sou feliz”. A paixão do curitibano Luccas Soares, 28, pelo bairro Boqueirão fez nascer uma homenagem inusitada: um clipe musical. Escrito, dirigido e estrelado pelo diretor de cinema, o #Boquera tem ares de uma superprodução.
Ao longo de três minutos e quarenta segundos, o rap com rimas fáceis de “grudar” na cabeça é uma declaração de amor assumida ao quarto bairro mais populoso da cidade. São mais de 73,1 mil habitantes, de acordo com o censo mais recente do IBGE, de 2010.
O clipe começa com três personagens se preparando para ir a uma festa (Luccas e mais dois amigos vestindo perucas, roupas femininas e maquiagem). “Você já foi lá no Boquera?“, diz uma delas enquanto passa um pincel de blush nas bochechas. “Não, você já foi?!”, responde a outra. “Nossa, é sen-sa-cio-nal!”. Pronto: é o que basta para não desgrudar os olhos do vídeo.
As cenas seguintes se passam nos principais locais do bairro curitibano. O terminal de ônibus, as ruas ao redor do 5º GAC AP (o Quartel do Boqueirão), as quadras de rua e até o cemitério são reverenciados ao longo da produção.
“A letra foi inspirada nos locais que frequentei durante a infância, nos meus sentimentos e obviamente ao redor da minha bolha. O Boquera é muito grande e seria difícil incluir todos os termos, locais, comércios e sentimentos dentro de uma única música, tentei fazer o melhor que pude”, escreveu o diretor de cinema na descrição do vídeo, publicado no YouTube.
Veja a produção:
A produção foi estrelada por amigos, parentes e pessoas que fizeram parte da infância do curitibano. Até mesmo a coreografia da música foi inspirada no bairro.
“É uma narrativa cômica sobre as conexões que permeiam minha história com o Boqueirão junto com uma coreografia que relembra o eterno Planeta Ibiza, boate que fez parte da história do #Boquera nos anos 90”, conta Luccas.
Do Boqueirão para o mundo
Luccas Soares começou sua carreira artística em 2007 como ator. Em 2009, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou na Faculdade Estácio de Sá, como bacharel em cinema.
O diretor de cinema, empresário, cantor e compositor ficou conhecido após realizar o Projeto Trilhos Independentes, em 2011. Ele rodou o mundo produzindo curtas-metragens filmados em 27 países. Realizou apresentações e palestras em festivais na Europa, África e América Latina durante 2012 e 2013.
Depois disso, o curitibano fez parcerias com artistas brasileiros renomados, como Jorge Vercillo, Karol Conka e Projota. Atualmente, está planejando o lançamento de seu primeiro disco solo em 2018 com a produção do carioca Luiz Café.
LEIA TAMBÉM