Comportamento

Bruna Covacci

Dentro e fora da cadeia: tatuagens têm significados opostos nos dois mundos

Bruna Covacci
11/03/2016 09:00
Thumbnail
Um estudo feito em 2011 pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia apurou que mais 60% da população carcerária masculina no Brasil tem alguma tatuagem, sendo que 20% fizeram a arte durante cumprimento de pena. Alguns dos PMS ainda produziram uma cartilha que os significados dos desenhos feitos pelos presidiários (confira aqui o estudo completo).
Entre elas estão a carpa, a índia e a sereia: três desenhos muito pedidos em estúdios de tatuagens. De acordo com Alex Ikeda, tatuador do estúdio Organic Tattoo aos poucos a relação da tatuagem com pessoas marginalizadas ou que passaram pela cadeia diminui, principalmente pela propagação dela como arte pelos jovens.
Ele sabe que, às vezes, quem faz uma tatuagem não faz ideia do seu significado dentro da cadeia. “Os dois mundos são completamente diferentes, as culturas opostas”, explica. Além disso, há quem escolha desenhos pela arte e não pelo significado. “O nosso papel como tatuador é o de orientar, às vezes os clientes vem aqui para uma conversa e vai embora sem tatuar”, confessa. Uma diferença sensível entre a tatuagem marginalizada e a artística é a qualidade. A seguir, confira as diferenças dos significados dos desenhos considerando quando eles são feitos dentro ou fora da cadeia.
CARPA
Dentro
Segundo a SSP-BA, a maioria dos criminosos portadores dessa tatuagem tem passagem por tráfico de drogas e formação de quadrilha. Ela pode ser feita com a cabeça para cima, que indica uma posição de chefia, como também com cabeça de dragão, que indica privilégios dentro da quadrilha.
Fora
Na cultura japonesa a carpa é conhecida como um animal perseverante que precisa atravessar toda a China para conseguir por seus ovos. Eles ainda acreditam que, ao sobreviver, o peixe se transforma num poderoso dragão. Tatuar uma carpa apontada para cima simboliza força para lutar e alcançar objetivos. Para baixo mostra que os sonhos já foram realizados e os objetivos conquistados.
ÍNDIA
Dentro
Comum entre matadores de policiais e praticantes de roubo, de acordo com a SSP-BA. A índia representa a deusa da beleza que usa a sedução para atrair vítimas. No Rio de Janeiro, é bastante usada por traficantes.
Fora
Índias são conhecidas por serem guerreiras e ter um espírito livre, com profunda ligação com a natureza. Sua tatuagem pode significar a busca pela liberdade ou a admiração por mulheres fortes.
SEREIA
Dentro
De acordo com o estudo, a imagem tatuada na perna direita indica que o prisioneiro foi condenado por crimes como estupro e abuso.
Fora
A tatuagem de sereia pode ser usada para simbolizar traços de uma mulher. Elas são mestres no encantamento, devastando marinheiros com a beleza sedutora, graça e melodias hipnotizantes. Seu significado também está ligado ao amor e a liberdade.