A brincadeira, que começou esta semana nas redes sociais, traz uma ótima oportunidade de reflexão
Aos poucos, as barras de rolagem do Facebook, Twitter e do Instagran estão sendo tomadas por um novo desafio. No entanto, diferente de outros como o #BirdBoxChallenge – em que pessoas se arriscavam fazendo atividades do dia a dia com os olhos vendados para copiar a trama do filme “Bird Box” –, a nova moda não tem semelhança com séries de TV e nem coloca os adeptos em risco.
>> Após paralisia e coma, jovem dá a volta por cima com golpes de jiu-jitsu
Basta publicar uma foto sua de antes e depois, com 10 anos de diferença. As colagens começaram a aparecer nas redes sociais essa semana, quando inúmeras celebridades internacionais e nacionais aderiram à brincadeira “10 Year Challenge”, que significa “Desafio dos 10 anos”. A moda rapidamente se espalhou pelo mundo e, até a manhã dessa quarta-feira (16), quase 2 milhões de postagens já haviam sido realizadas no Instagram com a hashtag #10yearchallenge.
Mas o que está por trás da nova brincadeira? Há quem acredite que o desafio começou com o sentimento de saudade ou ainda porque foi aproximadamente nessa época que as câmeras de celulares melhoraram, possibilitando fotos com melhor qualidade. No entanto, usuários como a blogueira Naiara Araújo, de 26 anos, viram na brincadeira uma oportunidade de reflexão.
Segundo ela, a garota de 16 anos que aparece na publicação em seu Instagram é outra pessoa, já que tratava-se de uma adolescente frustrada com seu corpo, com o cabelo e com a vida. “Eu era muito insegura e tinha medo de não ser feliz. Hoje, amo o meu corpo, o meu cabelo, a pessoa que eu sou e a minha trajetória até aqui”.
Mais do que mudanças estéticas, Naiara Araújo deixou de ser uma garota insegura nos últimos dez anos. Foto: Arquivo Pessoal
Assim como ela, a médica oftalmologista Marcela de Cassia Barreira, de 34 anos, também aproveitou o desafio para olhar as conquistas e desafios que precisou enfrentar na última década. “Não foi fácil. Eu estava terminando minha faculdade quando recebi a notícia de que minha irmã mais nova estava com câncer de mama. Aí decidi sair de Curitiba para viver em São Paulo e cuidar dela”, recorda.
Para acompanhar a irmã Alessandra Cristina Barreira nas consultas e sessões de quimioterapia, a médica precisou trabalhar todos os finais de semana e ainda se organizar para frequentar as aulas da especialização em neuroftalmologia.
Marcela de Cassia Barreira aproveitou a brincadeira para lembrar dos desafios que precisou enfrentar na última década. Foto: Arquivo pessoal
Segundo a psicóloga Semiramis Maria Vedovatto, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, esse exercício de parar e olhar para os últimos dez anos é uma excelente oportunidade trazida pelo desafio. “Veja onde você estava e onde você está”, incentiva. Além disso, a reflexão também é válida para verificar as metas que não foram alcançadas e entender os motivos que barraram tais conquistas.
No entanto, ainda que o desafio traga essa oportunidade de reflexão, a postagem de fotos também abre espaço para críticas estéticas e, por isso, os participantes da brincadeira devem estar preparados para receber comentários positivos e negativos a respeito de seu aspecto físico. “Alguns vão dizer que você envelheceu, engordou ou, no caso das celebridades, passou por diversos procedimentos estéticos para se conservar”, alerta. Por isso, é importante ir além da estética e aproveitar a reflexão provocada por meio dessa experiência.
Para participar do novo desafio, basta escolher uma foto sua de 2009 e outra deste ano. Após a seleção, publique a colagem com as hashtags #2009vs2019 ou #10yearchallenge. No Brasil, também é possível usar a hashtag #desafio10anos.
LEIA MAIS:
notícias mais comentadas
quem mais comentou