Comportamento

Raquel D

Este vídeo do Papai Noel vai fazer você querer aprender libras de graça

Raquel D
13/12/2018 10:21
Thumbnail

A instituição oferece um curso de Libras gratuito como presente de Natal a todos os brasileiros. Foto: Unicesumar

Um vídeo promocional da Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), produzido pela Tif Comunicação, está emocionando o Brasil. No curta, um idoso que trabalha como Papai Noel em um shopping se esforça para aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vê seu empenho valer a pena. Uma menina com deficiência auditiva aguarda na fila para tirar fotos com o bom velhinho e não imagina que ele conseguirá comunicar-se com ela.
De acordo com a Unicesumar, o vídeo é baseado em uma história real e tem o objetivo de incentivar moradores de todo o país a aprender a Linguagem de Sinais. Para isso, a instituição oferece um curso totalmente gratuito com duração de 40 horas e certificado de conclusão.

As inscrições abrem nesta quinta-feira (13) e são oferecidas a qualquer brasileiro que deseje se comunicar com deficientes auditivos.

Para participar, basta acessar o site da instituição até o dia 15 de janeiro e preencher um formulário com nome completo, e-mail, CPF e telefone. O curso é online e os dados para acesso às aulas serão disponibilizados ao interessado pelo e-mail informado no cadastro.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva, o que representa mais de 5% da população do país. “E este curso é uma oportunidade para que toda a sociedade tome consciência da importância da comunicação entre as pessoas”, informa a Unicesumar, em nota.
Além de oferecer o curso à população interessada, a instituição também incentiva seus 3.400 colaboradores a participarem das aulas. A campanha interna da Unicesumar conta com intérpretes de Libras, que percorrem os departamentos, coordenadorias e salas de professores da instituição dando avisos em Libras, sem usar palavras.
Após a comunicação, esses intérpretes saem da sala e outra pessoa entra para provocar a reflexão de como é ruim não entender o que o outro tem para dizer. O objetivo é estimular a empatia de todos e incentivá-los a aprender a Linguagem de Sinais.
LEIA TAMBÉM