Comportamento

Rodrigo Amaral, de Genebra, jornalista especializado em cerveja

Europa oferece universo de estilos diferentes

Rodrigo Amaral, de Genebra, jornalista especializado em cerveja
18/02/2007 22:32
Há uma escola de pensamento que divide as cervejas em duas grandes categorias: “estupidamente geladas” e “quentes”.
Os adeptos de tal filosofia correm o risco de se privar de algumas experiências “cervejísticas” das mais satisfatórias. Uma vez despido de preconceitos, em lugares como a Europa o apreciador da arte tem condições de experimentar a cada dia uma cerveja diferente.
Um bom pub de cerveja de Londres, por exemplo, pode facilmente oferecer 20 variedades distintas, desde as onipresentes pilsen douradas até as menos comuns porters e milds de um marrom muito escuro. Além, claro, das amargas bitters. E das pesadas stouts. E das refrescantes golden ales. E das alcoólicas barley wines, tomadas à temperatura ambiente.
Já o pesquisador que visitar o estado alemão da Bavária terá a oportunidade de apreciar uma suave e adocicada Weissbier, feita com trigo e com aroma de banana, logo depois de uma nutritiva Hell, de gosto muito maltoso, e complementar a refeição com uma defumada Rauchbier e seus toques de bacon. Mais ao norte, a kölsh de Colônia se orgulha de ser um estilo todo próprio, assim como a alt bier da vizinha Düsseldorf ou a exporter de Dortmund – cervejas tão deliciosas quanto peculiares.
E não vou começar a falar da Bélgica, onde a coisa beira a avacalhação. Afinal de contas, está na hora de abrir a minha garrafa de Belle-de-Genève, uma blanche feita em Genebra.
Quem disse que suíço só entende de chocolate?