Comportamento

Redação

Grupos de apoio ao luto em Curitiba ajudam famílias a sobreviver à perda

Redação
31/10/2018 17:54
Thumbnail

Conversar sobre a perda pode ajudar no processo do luto (Foto: Bigstock)

Para elaborar o luto e a perda, grupos de apoio podem ser de grande valia. Em Curitiba, diversos encontros se reúnem em igrejas, paróquias, cemitério e universidade — muitos gratuitos e sem necessidade de inscrição ou agendamento prévios.

Grupos de apoio e terapêuticos para pessoas enlutadas em Curitiba:

O Viver Bem fez um levantamento de lugares que oferecem grupos de apoio e terapêuticos para pessoas que estão passando por um processo de luto na capital paranaense. Confira!

Grupo de Apoio ao Luto na Igreja das Mercês

O Grupo de Apoio ao Luto da Igreja das Mercês é aberto à comunidade, gratuito e não há necessidade de inscrição e nem a obrigatoriedade de presença.
Os encontros são semanais, realizados todas as quintas-feiras, às 15 horas, no Salão Paroquial da Igreja das Mercês e gratuitos.
O trabalho do grupo, embora seja realizado dentro do espaço da Igreja, não é restrito a esta religião, conforme explica Marisa Cremer, psicóloga responsável e coordenadora do grupo há mais de 12 anos.
As reuniões tendem a acabar depois de uma hora, em média, e a própria instituição oferece outras aulas que ajudam no processo, como as aulas de relaxamento e energização.
Serviço
Grupo de Apoio ao Luto da Igreja das Mercês
Reunião: todas as quintas-feiras, às 15 horas.
Endereço: Avenida Manoel Ribas, 966. Mercês.
Telefone: (41) 3222-9869

Grupo Jardim da Saudade

Os encontros são realizados no anfiteatro em frente ao cemitério Jardim Saudade, localizado em Pinhais. São realizados todo primeiro domingo do mês, às 11 horas, e contam com a orientação da psicóloga especialista em luto Michele Maba.
Não é necessário fazer inscrição, nem agendamento. Os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. Para participar, basta ir aos encontros.
Serviço
Grupo Vivendo o Luto
Reuniões: todo primeiro domingo do mês, às 11 horas
Endereço: Avenida Maringá, 3379. Jardim Atuba. Pinhais.
Telefone: (41) 3029-0001.

Grupo de apoio do hospital Zilda Arns

Todas as terças-feiras pela manhã, a partir das 8h30, pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se reúnem no hospital do Idoso Zilda Arns no grupo de apoio ao enlutado.
O grupo é gratuito, voltado aos pacientes do SUS, mas os participantes precisam passar por uma triagem feita pelos psicólogos do local. A triagem ajuda a perceber se a pessoa vai, de fato, ter benefícios com o atendimento em grupo, ou se será necessário um acompanhamento individual. Para ter acesso ao grupo, os participantes devem ser encaminhados por profissionais de saúde.
Serviço
Apoio do luto no hospital Zilda Arns, ou hospital do Idoso
Reuniões: todas as terças-feiras, às 8h30 (depois de triagem e encaminhamento por profissional de saúde)
Endereço: Rua Lothário Boutin, 90. Pinheirinho.
Telefone: (41) 3316-5910

Amigos Solidários na Dor do Luto

Todas às segundas-feiras, às 14h, os participantes do grupo Amigos Solidários na Dor do Luto se reúnem em uma sala da ala de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O grupo se reúne semanalmente há 22 anos, 16 dos quais com o apoio da dona Zelinda de Bona.
Não há uma separação por temas e cada um pode compartilhar e comentar aquilo que precisar naquele momento. Professores de psicologia e alunos acompanham as reuniões e ajudam na condução das conversas. Os encontros são gratuitos e não precisam de agendamento prévio.
Serviço
Amigos Solidários na Dor do Luto
Reuniões: todas as segundas-feiras, às 14h, na sala 118.
Endereço: Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade. Sala 118. Setor de Psicologia
Telefones: (41) 99910-0879 ou (41) 3252-5016.

Instituto Trilhar

O trabalho do Instituto Trilhar não se trata de um grupo de apoio, mas sim de um grupo terapêutico. Isso significa que são grupos pequenos, que recebem as orientações de um profissional de psicologia e têm um tempo delimitado. Ou seja, eles têm um início, meio e fim. Geralmente, os participantes se reúnem em oito encontros e cada novo grupo é dividido por temas do luto.
Serviço
Instituto Trilhar
Reuniões: variam conforme a abertura de grupos.
Endereço: Avenida Visconde de Guarapuava, 2764. Cj 1412. Centro.
Telefone: (41) 3011-4848
Faltou algum? Lembra de outro espaço que oferece grupos de apoio para o luto em Curitiba? Mande para o Viver Bem através do e-mail: viverbem@gazetadopovo.com.br.
LEIA TAMBÉM