Comportamento

Livro comemora 10 anos de Amely, a boneca que trata o empoderamento feminino

Da redação
26/11/2015 11:05
Thumbnail

Fotos: Pablo Contreras.

Em 2005, a boneca inflável Amely saiu da caixa e ganhou vida pelas talentosas mãos da cartunista Pryscila Vieira. A ideia de criar uma boneca que fala, pensa e discute a relação nasceu de um relacionamento moribundo da artista: Pryscila decidiu afogar as mágoas na prancheta misturando nanquim, humor e ironia.
Para comemorar uma década da personagem Amely, a cartunista lança no sábado (5) o livro “Amely, uma mulher de verdade: 10 anos”, em Curitiba. O evento acontece na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, a partir das 18h30, com autógrafo.
Entre tirinhas irônicas e comentários pessoais da cartunista, o livro é uma edição de luxo com os melhores momentos da personagem nestes dez anos. Relacionamentos amorosos e empoderamento feminino fazem parte do discurso da boneca: “A Amely dá voz aos dilemas vividos pelas mulheres. Ao longo destes anos, a personagem foi crescendo com o debate sobre os direitos da mulher”, conta Pryscila.
Para Pryscila, ser mulher e humorista é algo disruptivo no Brasil e a responsabilidade de ser uma das raras mulheres cartunistas no país a ajudou a fortalecer a identidade da personagem. “Amely clama por vida. Apesar do aspecto de objeto que deram a ela, a personagem quer ser reconhecida como mulher e luta por isso. E essa é uma trajetória comum às mulheres de todo o mundo”, finaliza.
Com 95 páginas, o livro foi desenvolvido pela editora Contenido Publish e contém, ao final, “passatempos sacanas” feitos por Pryscila para os fãs da personagem. O livro poderá ser adquirido pelo site www.amelyreal.com. As entregas serão feitas para todo o Brasil, com frete gratuito.