Comportamento

Raquel Derevecki

Festa solidária: menina pede para comemorar aniversário distribuindo marmitas

Raquel Derevecki
21/03/2019 12:34
Thumbnail

A comemoração especial aconteceu no bairro Bangu, Rio de Janeiro, e atendeu cerca de 50 moradores de rua. Foto: MGS Photo Center

No lugar de pedir uma festa de aniversário e presentes, a carioca Adrielly Pacheco decidiu comemorar seus oito anos de uma forma bem diferente: distribuindo marmitas — também conhecidas como “quentinhas”. A comemoração especial aconteceu em fevereiro no bairro Bangu, Rio de Janeiro. A “comemoração” atendeu cerca de 50 moradores de rua e emocionou parentes e amigos da garota.
As fotos da atitude da menina foram publicadas nas redes sociais e também comoveram os moradores da cidade. Em poucos dias, a postagem recebeu quase mil comentários, 20 mil compartilhamentos e fez com que diversos voluntários se unissem para presentear Adrielly com uma festa tradicional. O evento está marcado para a próxima sexta-feira (22) na residência da família.
De acordo com a mãe Luciana Pacheco Monteiro, de 38 anos, a filha é muito generosa e gosta de assistir vídeos de pessoas fazendo boas ações. No entanto, ninguém imaginava que ela decidiria presentear moradores de rua no dia de seu aniversário.

“Já tínhamos falado que não faríamos festa este ano e que, no lugar, sairíamos passear. Só que ela não queria nem isso. A ideia dela era distribuir comida”, relata Luciana, que atua como recepcionista em um hostel da cidade.

No início, a família não deu muita atenção ao pedido inusitado da caçula e achou que fosse apenas uma brincadeira ou algo que ela esqueceria facilmente. “Só percebemos que era verdade quando chegou perto da data e ela começou a falar para organizarmos as coisas porque faltava pouco tempo. Aí fizemos acontecer”, relata a irmã Marcelly Pacheco, de 23 anos.
O cardápio sugerido inicialmente pela família foi macarrão com carne moída por ser um dos pratos preferidos da aniversariante e fácil de preparar. No entanto, a ideia mudou após Luciana receber uma doação inesperada. “Um dia antes de sairmos, eu trabalhei em um evento e comentei com a responsável que minha filha comemoraria o aniversário dela fazendo ‘quentinhas’ para distribuir. Essa mulher gostou da ideia e doou a feijoada para colocarmos mas marmitas”, conta a mãe, que descartou o macarrão e apenas completou o cardápio com couve e farofa.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Além de colocar a família para trabalhar das 16h às 19h de domingo, a menina também conseguiu um voluntário para dar carona à família e carregar as marmitas. “A gente não tem carro, então a Adrielly chamou um amigo para nos ajudar com isso e mobilizou 10 pessoas para participarem da ação”, disse a mãe, que ficou emocionada ao ver a atitude da filha.

“Ela estava muito feliz organizando as marmitas e entregava cada uma delas com carinho. Foi muito bonito”.

Durante a distribuição, a família também explicava aos moradores de rua que era aniversário da garota e que as “quentinhas” foram o presente escolhido por ela. “Todos a parabenizavam e ficavam felizes. Foi emocionante ver como algo tão simples pode fazer tanta diferença para alguém”, comentou a irmã Marcelly.
Além de ganhar a comemoração do jeito que planejou, a aniversariante ainda recebeu um pequeno bolo e assoprou as velinhas. “Esse aniversário foi muito legal e ano que vem eu quero fazer tudo isso de novo”, prometeu a menina, que já foi convidada para participar de outras ações sociais na região, e aceitou.
LEIA MAIS