Comportamento

Redação

Menino é atirado para fora de toboágua em parque na Califórnia. Veja o vídeo

Redação
30/05/2017 15:07
Thumbnail

Tobogã "Mergulho Esmeralda" (verde, com queda vertical, ao fundo) foi fechado por tempo indeterminado até novas inspeções (Foto: Reprodução/The Wave)

Um menino, de 10 anos, foi atirado para fora de um toboágua na inauguração do parque aquático The Wave, na cidade de Dublin, na Califórnia, neste fim de semana. O acidente foi registrado em vídeo e as imagens impressionam. Apesar de o garoto não ter se machucado gravemente (sofreu somente alguns arranhões nas costas), o caso levantou a discussão sobre segurança em piscinas e parques.
No vídeo, é possível ver o menino sendo jogado para fora do brinquedo, já perto da área final do toboágua. Ele cai de costas no concreto, mas logo se levanta e sai andando. Os primeiros- socorros foram feitos no parque e os pais da criança não quiseram chamar o serviço de emergência. Assista o vídeo, publicado pela CBS:
O parque estava aberto há apenas meia-hora quando aconteceu o problema e estava com todas as licenças em dia. A construção custou US$ 43 milhões de dólares (cerca de R$ 140,5 milhões). A atração onde ocorreu o acidente, chamada “Mergulho Esmeralda” foi fechada por tempo indeterminado. O porta-voz do parque, Shari Jackman, informou que o equipamento será reavaliado pelo parque e pelo fabricante.
Afogamentos
As mortes por afogamentos em piscinas são a segunda principal causa de morte em crianças de 1 a 9 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Destes casos, 53% acontecem em piscinas. De acordo com a entidade, os pais devem ficar atentos a presença de salva-vidas e nunca deixar as crianças sozinhas na piscina. Confira as dicas de segurança:
– Dê total atenção a criança e nunca fique mais de um braço de distância dela na água, mesmo que o local tenha salva-vidas.
– A piscina deve ter sempre um salva-vidas certificado por uma entidade reconhecida e equipado com flutuador de resgate (exceto em piscinas domésticas).
– Aprenda a agir em emergências aquáticas.
– O acesso a piscinas deve ser sempre restrito com grades ou cercas para impedir a entrada de crianças desacompanhadas.
– Sucção de cabelo e partes do corpo são evitados com o uso de ralos anti-aprisionamento e precauções de desligamento manual da bomba da piscina.
Leia também