Comportamento

Luís Lima, especial para a Gazeta do Povo

Natal sem estresse

Luís Lima, especial para a Gazeta do Povo
23/12/2015 22:22
Thumbnail

Irene Reis (à direita), com filha Mariana, a afilhada Maria Vitória e os inseparáveis cães Zeus e Apolo: “a festa de Natal tem que ter a participação de todos na organização”

Para muitas pessoas, fim de ano é sinônimo de loucura. Reuniões extras no trabalho, provas finais na faculdade, compra de presentes e festas de amigo secreto encurtam o dia e elevam a carga de nervosismo. Nessas horas é preciso respirar fundo e organizar-se para não ter “surpresas” desagradáveis até a festa de Natal.
O segredo da professora Mar­­lene Wendpap, que organiza as comemorações da família há 50 anos, é não desperdiçar tempo. “O Natal começa muito antes da ceia. No início do mês, eu decoro a casa e mobilizo os familiares para ver quem colabora com o que”, conta.
Adolfo Wendpap, um dos 14 netos de Marlene, diz que o fato de a maioria da família morar no mesmo bairro facilita a comunicação. “É uma família muito unida. Todos vão a pé à casa da minha avó e cada um contribui com o que pode. Eu, por exemplo, sou o Papai Noel das crianças”, conta.
Colaboração também é a palavra de ordem na família da empresária Irene Reis. “Até as crianças participam. Elas tiram o recheio do panetone e o preenchem com sorvete. É uma maneira simples e criativa de incluí-los ”.
A festa, com direito a amigo secreto, acontece numa chácara em Morretes, no litoral do estado, e segue a tradição católica. “Festejamos longe do barulho da cidade. Tem rabanada, peru, decoração, e oração, tudo dentro de uma celebração tranquila e bem tradicional”, conta a estudante de Direito Mariana Reis, filha de Irene.
Planejar é preciso
Não deixar os preparativos para a última hora é regra básica para o sucesso das festas de Natal. “Em novembro já é possível comprar alguns itens. A decoração, as bebidas, os panetones, e tudo que pode ser repetido”, orienta a personal organizer Irene Cristina Loureiro.
“Se deixar tudo para dezembro é estresse na certa: filas enormes, shoppings lotados, produtos esgotados, que deixam qualquer um de mau humor”, complementa. Usar roupas e sapatos confortáveis, hidratar-se e praticar alongamentos diários são práticas que ajudam, na hora de ir às compras de presentes.
Em momentos de muita pressão, alguém que tome frente do planejamento é essencial para a execução das tarefas, afirma a professora de etiqueta do Centro Europeu, Josette Teixeira. “Em todo grupo há um líder, e ele deve ser o responsável por manter a comunicação ativa entre todos os membros da família, articulando-a e resolvendo problemas”, justifica.
Outra dica é preparar a festa levando em consideração o número e o perfil dos convidados. “A lista de compras de produtos e presentes só existe em função de quem e de quantos serão os convidados. Deve-se adequar o cardápio da ceia e a casa ao momento”, ressalta a personal organizer Cristiane Amatuzzi Rebello.
Etiqueta natalina
Na ceia de Natal e nos amigos secretos da família e do trabalho, é importante estar atento para não cometer gafes e aproveitar cada momento sem más surpresas. A consultora de imagem Tete da Silva, a coordenadora do Núcleo de Eventos do Paraná Sônia Dinkhuysen, e a professora de etiqueta Josette Teixeira dão dicas de como evitar saias justas nas festas de fim de ano.
Ceia de Natal
Equilíbrio e elegância são sempre bem-vindos. Não abuse do álcool, nem fume em ambientes fechados. Monopolizar a conversa e extrapolar nas piadas são inconvenientes que devem dar lugar à interatividade e à gentileza.
Traje
O bom senso é essencial na hora de escolher a roupa da ceia. Para as mulheres, não é recomendável o uso de roupas muito curtas e justas, assim como é bom evitar transparências e lingeries à mostra. Os homens devem controlar a informalidade, dispensando o uso de bermudas muito casuais e camisetas regatas.
É de bom tom não usar o preto na noite de Natal. Algumas cores como o azul marinho, tons de verde, vinho, berinjela, cinza, bege são discretas e não denunciam a repetição de trajes. É verão, por isso, opte por roupas mais arejadas, sem apelar para o vulgar. As opções variam muito, mas prefira um traje esporte fino, que não seja muito formal, nem muito casual. Vestido midi para elas e blazer com jeans para eles podem ser boas escolhas. Aposte no vermelho: é a cor da festa.
Música
A trilha da festa acompanha a intensidade das emoções. No começo, prefira músicas mais tranquilas, como as intrumentais ou clássicos de Natal. Num segundo momento, é conveniente escolher músicas mais animadas (e até aumentar o volume), para acompanhar os picos do encontro.
Decoração
Aposte em símbolos clássicos como a árvore de Natal, o arranjo da mesa da ceia, o presépio, a guirlanda na porta ou referências ao Papai Noel. Efeitos luminosos e sonoros em excesso podem sobrecarregar o ambiente. Vale substituir a decoração tradicional da casa por outra, temática e criativa. Ao invés das tradicionais bolinhas na árvore, experimente, sem medo de inovar, o uso de outros enfeites, como miniaturas de brinquedos de criança ou apenas luzes. Aposte também em outras cores que não o verde e o vermelho.
Amigo secreto – família
Entre os parentes a possibilidade de acertar no presente é maior, mas seja discreto ao investigar as preferências do sorteado. Para acompanhar o presente, escreva um cartão criativo, com mensagens de carinho que fujam do óbvio.
Para elas
Opte pelos acessórios, como brincos, colares, anéis, cintos e pulseiras. Também são boas escolhas flores, chocolates, joias, roupas (desde que se conheça o estilo da presenteada), eletrônicos (leia-se tablets), perfumes favoritos e vinhos.
Para eles
Os homens costumam preferir acessórios, obras de arte, roupas, eletrônicos, livros (que também podem ser técnicos), vinhos e artigos para a prática do seu esporte favorito.
Criançada
Prefira brinquedos apropriados à idade e produtos que estimulem o aprendizado. Roupas e acessórios costumam não agradar.
Evite gafes
Nunca se esqueça de retirar a etiqueta com o preço.
Amigo secreto do trabalho
As regras de preço do presente para a confraternização no trabalho devem ser claramente estipuladas e acordadas. Presentes caros demais intimidam. Prefira algo mais básico, mas que tenha algum significado especial. Evite presentes muito pessoais, como perfumes ou roupas coloridas com estampas com muitos detalhes. Criar uma caixa correio para a troca de bilhetinhos com dicas de presente, juntamente com um pseudônimo, torarná a brincadeira mais divertida. Há sites, como o amigosecreto.com.br, que podem ajudar na condução da brincadeira:
Para eles
Para não ter erro, escolha roupas básicas, como uma camisa polo, ou produtos de higiene e cosméticos.
Para elas
As opções são mais variadas, mas em todos os casos, procure, sutilmente, descobrir o gosto do sorteado.
Evite gafes
Nunca manifeste tristeza ou descontentamento com o presente recebido. Para evitar esse constrangimento, crie alternativas para a troca dos produtos.
Vale presente
Cuidado: ele pode significar descaso ou falta de planejamento.