Comportamento

Da redação

O que significa o Dia de Saint Patrick, da Irlanda? Viver Bem ensina!

Da redação
17/03/2017 13:48
Thumbnail

O desfile durante o Saint Patrick's Day é um evento tradicional na Irlanda (Foto: Bigstock)

Assim como o Halloween (Dia das Bruxas), o Saint Patrick’s Day, festa popular de origem irlandesa, caiu no gosto dos brasileiros. Comemorado em 2017 nesta sexta-feira (17 de março), o Dia de São Patrício, celebra a morte do padroeiro da Irlanda, conhecido por expulsar as cobras de sua terra natal e por fundar diversos mosteiros.
Apesar de a comemoração ser marcada pela religiosidade, a popularidade do St. Patrick’s Day se dá em todo o mundo pela cor verde, a cerveja e outros símbolos de sorte. Confira a seleção de 7 símbolos tradicionais dos irlandeses e se prepare para o St. Patrick’s Day:
Sorte do Irlandês
A expressão “sorte do Irlandês” é coisa de norte-americano e vem da segunda metade do século XIX durante a corrida do ouro e da prata. A expressão era usada para descrever os “sortudos” mineiros irlandeses. Então, que a sorte do Irlandês esteja com você.
A cor verde
Na Irlanda a cor verde traz sorte, especialmente no dia de St. Patrick’s. A cor verde passou a ser usada como um símbolo para a Irlanda, que é conhecida como a Ilha Esmeralda, por estar com a vegetação verde na maior parte do ano devido ao tempo chuvoso. Cor da primavera, a bela paisagem verde foi provavelmente a inspiração para as cores nacionais.
O brinde da sorte
Que tal brindar bem à moda irlandesa e ainda atrair boas vibrações? É só seguir o clima e tim-tim: “Que seus bolsos sejam pesados, que o coração seja leve e que a boa sorte te persiga noite e dia”.
O trevo de quatro folhas
A maioria dos trevos tem três e achar um de quatro folhas já é um sinal de sorte, mas de acordo com a lenda, cada uma delas significa uma coisa: esperança, fé, amor e sorte. Pacote completo em uma plantinha.
A ferradura da sorte
Sorte de peso na tradição irlandesa. Quando uma ferradura é dada como presente, deve ser mantida para trazer boa sorte. Decore à gosto, mas ela deve ser pendurada como a letra U, para que a sorte não “escorra”.
Leprechauns
Leprechauns são duendes rabugentos e cheios de truques. Usam seus poderes mágicos para esconder seus tesouros, o maior deles, um pote de ouro no fim do arco-íris. Se você pegar um Leprechaun, pode pedir 3 desejos.
O número da sorte
Na Irlanda e em todo o Reino Unido, 7 é um número que traz sorte, afinal, há sete cores no arco íris, a semana tem sete dias, há sete maravilhas no mundo e o triplo sete no caça níquel é jack pot. Pote de ouro na certa!
Leia também: